“Ganhei de 3 x 0, Brasil ganhou de 6 x 2”, ironiza Arruda em vídeo

Em um momento no qual a política brasiliense ferve com a definição de chapas e coligações que disputarão a eleição em outubro, o ex-governador José Roberto Arruda (PR) saiu dos bastidores, após anos evitando aparições públicas.

Com uniforme do Gama e em tom descontraído, o político condenado por improbidade administrativa e falsidade ideológica no âmbito da Caixa de Pandora gravou um vídeo para exaltar a memória do time de futebol brasiliense. Ainda aguardando o desfecho judicial de outras ações a que responde na Justiça, Arruda aproveitou para comemorar, com certa dose de ironia, uma absolvição.

Na gravação, Arruda “agradece a Deus” por ter construído o estádio do clube, o Bezerrão, e afirma que “todas as outras coisas que a gente fez são importantes”, mas “o que me marca profundamente foi ter feito o Bezerrão”. Na lista de “coisas importantes” citadas, estão a expansão da Universidade de Brasília (UnB) e o projeto do BRT Sul –neste último caso, o político é acusado por delatores da Lava Jato de ter recebido propina.O ex-governador também celebra o fato de a Justiça tê-lo absolvido da denúncia do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) que apontou fraude na licitação para a contratação do jogo amistoso na inauguração do estádio. A partida entre Brasil x Portugal, em 2008, vencida pela seleção tupiniquim por 6 x 2, custou cerca de R$ 9 milhões aos cofres do DF. Para os investigadores, o contrato foi superfaturado.

“Respondi um processo porque eu trouxe a Seleção Brasileira para jogar com a seleção de Portugal na inauguração do Bezerrão. Isso me valeu um processo que, graças a Deus, ganhei de 3 x 0. Aí eu brinquei, né? Ganhei de 3 x 0 meu processo, mas o Brasil ganhou de 6 x 2”, diz Arruda no vídeo.

No início deste mês, o ex-governador foi absolvido pela 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O entendimento unânime da Corte foi que a acusação feita na denúncia não constituía crime, garantindo a vitória do ex-governador por 3 x 0.

Livre das acusações da partida Brasil x Portugal, em 2017 Arruda foi preso por nove dias em função de rolos relacionados, desta vez, a denúncias de desvios de recursos das obras do Mané Garrincha. As suspeitas são investigadas pela Operação Panatenaico. Em 2010, o ex-governador ficou dois meses detido preventivamente no âmbito da Pandora.

Metrópoles tentou entrar em contato com José Roberto Arruda, mas ele não atendeu as ligações.