Bernaldo Pontes é absolvido em processo da Pandora

Ex-distrital é absolvido em processo da Pandora

Político era suplente e assumiu quando Benedito Domingos foi nomeado administrador de Taguatinga

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) absolveu o ex-deputado distrital Berinaldo Pontes, acusado de ter recebido propina no esquema conhecido como Mensalão do DEM, investigado em processos relativos à Operação Caixa de Pandora.

A ação por improbidade administrativa foi arquivada pelo juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni. “Não há prova do período em que o réu supostamente teria recebido propina na conversa gravada em outubro de 2009. Até porque o próprio Durval [Barbosa, delator do esquema], em seu depoimento em juízo, declarou para a magistrada que ‘no começo o réu não recebia propina’”, sentenciou o magistrado.

Carnacchioni é o mesmo juiz que condenou, na terça (21/11), o ex-governador José Roberto Arruda, o ex-secretário da Casa Civil José Geraldo Maciel, Durval Barbosa, o ex-presidente da Agência de Informática do GDF Luiz Paulo Costa Sampaio e o dono da Linknet, Gilberto Lucena.

Berinaldo assumiu a cadeira na Câmara Legislativa em 2007, quando Benedito Domingos, também réu na Caixa de Pandora, foi nomeado administrador de Taguatinga. Ele foi candidato a distrital em 2010, mas não conseguiu se eleger.

Fonte: Metrópoles / DANIEL CARDOZO