Frota Velha no DF: Micro-ônibus que deveria ter sido trocado em 2015 pega fogo…

    O governador Rodrigo Rollemberg ampliou o prazo para que as cooperativas façam a troca de toda a frota de micro-ônibus do DF.( já é a segunda vez que o prazo é estendido) O novo decreto assinado por Rollemberg,  determina que a mudança dos carros deve ser feita até 30 de janeiro de 2017.

    “Micro-ônibus passam nas paradas e não param, porque já estão muito cheios…”

    Quem fica durante a semana nas Paradas, à espera desses micro-ônibus no Paraná e Itapoã, sofrem muito com a super lotação. A frota não consegue atender a demanda de passageiros, e usuários do transporte precisam aguardar varias horas… Moradores Reclamam que micro-ônibus passam nas paradas muito cheio… e não Param.

    ….

    Após pneu estourar, incêndio atinge micro-ônibus na EPTG, no DF. Bombeiros acreditam que houve superaquecimento no sistema de freios.

    Esses ônibus já deveriam ter sido trocados por ônibus Novos… Mas o GDF concedeu, novos prazos para troca dos veículos…

     Após pneu estourar, incêndio atinge micro-ônibus na EPTG, no DF
    Apenas motorista e cobrador estavam no veículo e não se feriram.

    Um incêndio atingiu na madrugada desta terça-feira (12) um micro-ônibus que presta serviço de transporte coletivo no Distrito Federal. O incidente aconteceu na EPTG, no sentido Taguatinga. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram na roda esquerda, provavelmente por superaquecimento do sistema de freio. O pneu estourou.

    Bombeiros combatem incêndio em micro-ônibus na EPTG, no sentido Taguatinga, na madrugada desta terça-feira (12) (Foto: Corpo de Bombeiros DF/Divulgação)Bombeiros combatem incêndio em micro-ônibus na EPTG, no sentido Taguatinga, na madrugada desta terça-feira (12) (Foto: Corpo de Bombeiros DF/Divulgação)

    Apenas o motorista e o cobrador estavam no veículo. Nenhum deles se feriu. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu evitar que todo o veículo fosse consumido pelas chamas. A perícia foi acionada.

    Bombeiros combatem incêndio em micro-ônibus na EPTG, no sentido Taguatinga, na madrugada desta terça-feira (12) (Foto: Corpo de Bombeiros DF/Divulgação)Bombeiros combatem incêndio em micro-ônibus na EPTG, no sentido Taguatinga, na madrugada desta terça-feira (12) (Foto: Corpo de Bombeiros DF/Divulgação)

    O incidente foi na primeira parada de ônibus do SIA e foi necessário interditar parte da via para o combate ao fogo. Por causa do horário do incêndio – por volta de 6h – e do sentido da ocorrência, não houve retenção no trânsito. O micro-ônibus faz a linha Ceilândia-ParkShopping.

    Interdição no trânsito da EPTG na altura do SIA, no sentido Taguatinga, enquanto bombeiros combatem incêndio que atingiu micro-ônibus na madrugada desta terça-feira (12) (Foto: Corpo de Bombeiros DF/Divulgação)Interdição no trânsito da EPTG na altura do SIA, no sentido Taguatinga, enquanto bombeiros combatem incêndio que atingiu micro-ônibus na madrugada desta terça-feira (12) (Foto: Corpo de Bombeiros DF/Divulgação)

    Esses ônibus já deveriam ter sido trocados por ônibus Novos… Mas o GDF concedeu, por duas vezes, novos prazos para troca dos veículos…

    GDF amplia em seis meses o prazo para troca de 400 micro-ônibus no DF

    Cooperativas deveriam ter renovado toda a frota até 30 de junho desse ano.
    Serviço atende 230 mil passageiros por dia, em 15 regiões administrativas.

    Micro-ônibus da empresa Cootarde, que é utilizado no transporte coletivo nas regiões administrativas do DF (Foto: André Borges/Agência Brasília)Micro-ônibus da empresa Cootarde, que é utilizado no transporte coletivo nas regiões administrativas do DF (Foto: André Borges/Agência Brasília)

    O Governo do Distrito Federal ampliou pela segunda vez o prazo para que as cooperativas façam a troca de toda a frota de micro-ônibus do DF. O novo decreto assinado nesta quinta (30) pelo governador Rodrigo Rollemberg determina que a mudança dos carros deve ser feita até 30 de janeiro de 2017.

    Em dezembro do ano passado, o governo já havia estendido o prazo em seis meses, a pedido dos empresários. Eles alegavam na época que os micro-ônibus estavam com vistorias em dia e que os veículos eram seguros. O prazo para a troca venceu nesta quinta (30), quando o governador Rodrigo Rollemberg ampliou o tempo para a mudança.

    O decreto assinado pelo GDF determina que devem ser trocados todos os veículos com qualquer tempo de uso, e não somente aqueles com mais de sete anos. O novo prazo dado pelo governo inclui o tempo para vistoria dos novos micro-ônibus em instituição credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

    Somente após a conclusão da fiscalização nos veículos eles poderão ser cadastrados na Secretaria de Mobilidade do DF. Após a primeira vistoria, uma segunda será realizada em 90 dias, que vai autorizar ou não o veículo a fazer o transporte coletivo. Se o carro passar no teste, um certificado será enviado à Secretaria de Mobilidade.

    O transporte coletivo feito pelos micro-ônibus atua nas regiões administrativas ou em áreas rurais do DF. São 400 veículos divididos em quatro cooperativas autorizadas pelo governo.  O serviço atende em média 230 mil passageiros por dia de Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo,Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga. Do G1 DF

    Informa Tudo DF