Foto: Reprodução
Flagrante raro aconteceu durante passeio no rio Sucuri; guia descreve momento como “beleza da natureza”
Um registro impressionante da vida selvagem no Pantanal chamou a atenção de turistas e guias em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Uma sucuri de aproximadamente cinco metros foi flagrada no momento em que devorava uma capivara nas águas cristalinas do rio Sucuri, um dos principais destinos de ecoturismo da região.
O episódio foi presenciado por um grupo de 10 turistas de Fortaleza (CE) durante um passeio de flutuação, acompanhados pelo guia de turismo Célio Araújo. Segundo o profissional, a informação sobre a presença da serpente havia chegado logo no início do trajeto.
“Chegamos lá e conseguimos apreciar essa beleza da natureza. Era uma sucuri de aproximadamente cinco metros, havia acabado de pegar uma capivara. Ela estava fazendo o processo de estrangulamento. Depois é que ela começa a engolir o animal, isso demora um pouco”, relatou Araújo.
MOMENTO ÚNICO NO ECOTURISMO DE BONITO
O avistamento aconteceu durante a primeira etapa do passeio, quando os visitantes ainda subiam o rio de barco, antes de retornar por meio da flutuação. Para o guia experiente, presenciar esse comportamento natural da sucuri representa um momento único na rotina do ecoturismo local.
“Não é todos os dias que a gente vê uma cena dessas. Os turistas ficam felizes de fazer o passeio e conseguir ver o animal assim”, destacou Célio, enfatizando a raridade do flagrante.
As sucuris são as maiores serpentes do Brasil e podem atingir até 10 metros de comprimento. Encontradas principalmente em regiões alagadas do Pantanal, elas se alimentam de diversos animais, incluindo capivaras, jacarés e peixes.
O rio Sucuri, conhecido mundialmente por suas águas transparentes e rica biodiversidade, é um dos cartões-postais de Bonito e atrai milhares de visitantes anualmente em busca de experiências únicas na natureza.