Vídeo: Passageiro filma de dentro do avião a queda da aeronave no Cazaquistão e sobrevive! Incrível
No total, 38 das 67 pessoas morreram após queda da aeronave da Embraer
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou, nesta quinta-feira (26), que enviou três investigadores ao Cazaquistão para oferecer suporte técnico ao país durante as investigações da queda de um avião comercial da Azerbaijan Airlines na cidade de Aktau, no Cazaquistão.
No total, 38 das 67 pessoas a bordo da aeronave morreram após a queda. O Embraer 190, de matrícula J2-8243, saiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia, mas foi forçado a fazer um pouso de emergência a 3 km quilômetros de Aktau, cidade que fica na margem oposta do mar Cáspio em relação ao Azerbaijão e à Rússia.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o avião fazendo voltas no ar com o trem de pouso aberto enquanto perde altitude. A aeronave colide com o solo de barriga e em seguida vê-se uma explosão.
Avião que se despenhou no Cazaquistão foi alvo de ataques do sistema de defesa aérea russo
Autoridades do Azerbaijão disseram à Agência Anadolu (AA) que o avião que se despenhou em Aktau no dia anterior foi abatido pelo sistema de defesa aérea russo “Pantsir-S” quando se aproximava da cidade de Grozny.
As autoridades do Azerbaijão confirmaram as alegações de que o avião de passageiros da Azerbaijan Airlines (AZAL), que se despenhou perto de Aktau, no Cazaquistão, foi atacado pelo sistema de defesa aérea russo “Pantsir-S”.
Nas alegações da imprensa azerbaijanesa, afirma-se que a origem da queda do avião foi o ataque do sistema de defesa aérea russo.
Na notícia em questão, as declarações dos oficiais de que o avião não foi autorizado a aterrar nos aeroportos de Grozny, Makhachkala e Mineralniye Vodı e foi direcionado para Aktau, de modo que o avião estava destinado a cair no Mar Cáspio e as testemunhas desapareceram.
A notícia refere ainda que o sistema de comunicação do avião foi completamente bloqueado devido à utilização de sistemas de guerra eletrónica pelo lado russo.
O avião do tipo Embraer 190 da AZAL, que fazia a ligação entre Baku e Grozni, despenhou-se perto de Aktau, no Cazaquistão.
A AZAL informou que havia 67 pessoas a bordo, incluindo uma tripulação de 5 pessoas e 62 passageiros.
O acidente provocou a morte de 38 pessoas e sobreviveram 29.