Trump: “Perdemos a Índia e a Rússia para a sombria China”

Donald Trump Foto: EFE/EPA/SPENCER COLBY
Donald Trump Foto: EFE/EPA/SPENCER COLBY

“Que eles tenham um futuro longo e próspero juntos”, escreveu o presidente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o encontro dos líderes da Rússia, da Índia e da China na última semana, em Pequim. Em postagem na Truth Social, o republicano publicou uma imagem do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e dos presidentes Vladimir Putin e Xi Jinping andando lado a lado.

– Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a mais profunda, e sombria, China. Que eles tenham um futuro longo e próspero juntos! – escreveu.

Trump parece se referir a reaproximação de Modi com os outros dois líderes durante a cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), após tentativas frustradas de alcançar um acordo comercial.

No entanto, os três países já mantêm relações político-econômicas mais próximas desde a fundação do Brics, em 2006, e vêm se aproximando mais nos últimos tempos.

Para os EUA, a Índia é um parceiro estratégico devido ao seu amplo mercado consumidor, por ter uma posição geográfia com acesso direto ao Oceâno Índico (rota relevante para o comércio de petróleo e outras mercadorias), e ser uma peça-chave para conter a expansão da influência chinesa no Indo-Pacífico, até mesmo em termos militares.

Os EUA vêm buscando trazer a Índia para perto de seu governo nos últimos anos, entretanto, as recentes tarifas comerciais impostas ao país têm prejudicado a aproximação estratégica. Recentemente, o presidente Donald Trump impôs uma tarifa extra de 25% sobre os produtos importados da Índia como retaliação pelo fato de o país comprar petróleo da Rússia, algo que, para o republicano, alimenta a máquina de guerra de Vladimir Putin.

*Com informações da AE