Trump diz que Brasil “vai muito mal” e vai fracassar sem os EUA

Donald Trump Foto: EFE/EPA/Carlos Barria / POOL
Donald Trump Foto: EFE/EPA/Carlos Barria / POOL

Presidente comentou sobre a taxação listando as razões para tê-las aplicado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o Brasil nesta terça-feira (22) em discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque. Ele defendeu as tarifas comerciais de até 50% impostas ao país e afirmou que a nação sul-americana tem agido de forma “injusta” contra os americanos.

Trump disse que as medidas são uma resposta a tarifas aplicadas anteriormente pelo Brasil e também pela ação do Judiciário contra cidadãos americanos.

– Mas no passado, o Brasil tarifou nosso país de uma forma muito injusta. E por causa dessas tarifas, nós pusemos tarifas de volta, e também como presidente, eu defendo a soberania e direitos de cidadãos americanos – afirmou.

Em outro momento, ele disse:

– O Brasil enfrenta tarifas massivas em resposta por seus esforços sem precedentes para interferir nos direitos e liberdades dos nossos cidadãos norte-americanos e outros. Com censura, repressão, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos nos Estados Unidos.

Ele ainda afirmou que o Brasil “vai se dar mal” caso escolha se afastar dos Estados Unidos.

– Eu lamento dizer que o Brasil está indo mal, e que vai continuar indo mal. E eles só irão bem se trabalharem conosco. Sem a gente, eles vão falhar como outros falharam.