Ex-presidente disse que avanços como a recente redução de desemprego foram frutos de medidas propostas em sua gestão
O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou que o atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não tem um projeto” para o país. A declaração foi feita em uma entrevista concedida pelo político ao jornal Folha de S.Paulo e publicada nesta terça-feira (29).
– A sensação que eu tenho é que este governo [o de Lula] não tem um projeto. Ou, se o tem, tem às escuras, não às claras. Não lança para a população – disse Temer, ao ser questionado sobre como avaliava os dois primeiros anos do terceiro governo de Lula.
Além de questionar a ausência de planos da atual gestão petista, Temer ainda puxou para sua gestão os méritos de melhoras recentes, como a redução do desemprego, que segundo ele é fruto da reforma trabalhista, aprovada ainda em 2017, enquanto ele governava o país.
– Evidentemente que há um esforço grande para reduzir a inflação, mas ainda é improdutivo. Você veja que a própria diminuição do desemprego — vários editoriais e jornais disseram — é um produto da reforma trabalhista. Ela produziu mudanças na lei, que levou alguns anos para ter o seu efeito. Eu confesso que não vejo [projetos] – apontou.
Questionado sobre qual é sua avaliação para o cenário político das eleições presidenciais de 2026, Temer disse avaliar positivamente o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que segundo ele é um nome “moderado”.
– Não gostaria de nominar. Mas o Tarcísio é uma grande figura, sem dúvida. Seria um bom candidato, moderado; o conheço bem e tive a oportunidade de tê-lo no meu governo [como secretário para programas de parcerias e investimentos]. Faz um bom governo em São Paulo e teve uma vitória, como vimos agora, na eleição do Ricardo Nunes – completou.