Medida integra ações de compliance e transparência no Executivo do Distrito Federal
A Secretaria de Governo do Distrito Federal (Segov-DF) oficializou, por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (5), a Política de Gestão de Riscos, alinhada às boas práticas de governança e compliance do setor público.
A iniciativa tem como objetivo definir princípios, diretrizes e responsabilidades, além de estabelecer processos que incorporem a análise de riscos à tomada de decisões estratégicas.
“A implantação da gestão de riscos faz parte de um conjunto de medidas que estamos adotando em parceria com a Controladoria-Geral do DF, para aprimorar a governança pública”, afirmou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.
Segundo ele, a pasta já criou o Comitê Interno de Governança Pública e Gestão Estratégica, voltado para disseminar boas práticas e acompanhar a implementação de comitês internos nas 35 administrações regionais. Além disso, em conjunto com a Secretaria de Economia, foram realizados treinamentos sobre a elaboração de planos estratégicos institucionais, que agora entrarão na fase de monitoramento.
Avanço na transparência e na eficiência
A nova política será aplicada em todas as áreas da Segov, abrangendo processos de trabalho, projetos e atividades da secretaria. O objetivo é fortalecer os mecanismos de controle e prevenção, reduzindo riscos e aumentando a confiabilidade na gestão pública.
“Essa política agrega valor à administração ao permitir a identificação de problemas antes que eles ocorram, fortalecendo protocolos internos e orientando gestores em decisões estratégicas”, destacou a secretária-executiva de Gestão Estratégica, Sueli Rodrigues de Sousa, responsável pela implementação do processo.
Com a adoção da Política de Gestão de Riscos, o GDF busca consolidar uma administração mais eficiente, ética e transparente, alinhada às melhores práticas do setor público.