Web Analytics
banner
Início Brasil Saúde confirma terceiro caso de varíola dos macacos no Brasil

Saúde confirma terceiro caso de varíola dos macacos no Brasil

Caso foi registrado no Rio Grande do Sul e confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz

O Ministério da Saúde informou na noite deste domingo (12) a ocorrência de mais um caso importado no Brasil de varíola dos macacos. De acordo com a pasta, trata-se de uma notificação do Rio Grande do Sul, que foi confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo. Esse é o terceiro caso identificado no país de pessoas que estiveram recentemente na Espanha e em Portugal.

O ministério disse que o infectado é um homem de 51 anos, que retornou ao Brasil na sexta-feira (10) de uma viagem para Portugal. O paciente está em isolamento domiciliar, apresenta quadro clínico estável, sem complicações, e está sendo monitorado pelas secretarias de saúde do estado e do município.

– Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de Monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos, tanto nacionalmente quanto do voo internacional, que contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – diz a nota do Ministério da Saúde.

O ministério informou ainda que segue em articulação direta com o Rio Grande do Sul para monitoramento do caso e rastreamento dos contatos. Os outros dois casos confirmados aconteceram em São Paulo. No total, há investigação de seis casos suspeitos, que seguem isolados e em monitoramento.