Ditador Kim Jong-Un ameaçou usar armas nucleares e destruir o país vizinho em caso de provocação
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, ameaçou usar armas nucleares e destruir a Coreia do Sul em caso de provocação, informou a mídia estatal nesta sexta-feira (4). A declaração foi feita em resposta ao presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, que disse na terça-feira (1°) que a Coreia do Norte entraria em colapso caso tentasse usar armas nucleares.
Trocas de farpas entre as duas Coreias não são incomuns, mas os comentários recentes refletem ânimos exaltados após a divulgação da existência de uma instalação nuclear na Coreia do Norte, que tem feito seguidos testes de mísseis.
Fontes informaram que o Parlamento da Coreia do Norte deverá declarar constitucionalmente, na semana que vem, um sistema hostil de “dois Estados” na Península Coreana para rejeitar formalmente a reconciliação com a Coreia do Sul.
Durante uma visita a uma unidade de forças de operação especial na quarta (2), Kim disse que seus militares “usariam sem hesitação todas as forças ofensivas que possuem, incluindo armas nucleares”, se a Coreia do Sul tentasse violar a soberania da Coreia do Norte.
– Se tal situação ocorrer, a existência permanente de Seul e da República da Coreia será impossível – disse Kim, usando o nome oficial da Coreia do Sul.