Web Analytics
Início Brasília PT cria ‘força-tarefa’ para tentar reação contra a direita nas redes

PT cria ‘força-tarefa’ para tentar reação contra a direita nas redes

Partido faz reunião com Sidônio para debater estratégias digitais

Na noite desta quinta-feira (22), o Partido dos Trabalhadores (PT) fará uma reunião virtual para debater estratégias digitais de enfrentamento ao que, peculiarmente, chamam de fake news. Convocado pela presidente da sigla, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o encontro contará com a participação de Sidônio Palmeira, novo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), além de congressistas, assessores e dirigentes do partido.

O evento ocorre em um contexto emergencial de reavaliação da comunicação do governo federal, especialmente após a crise do Pix. Na semana passada, após viralizar o vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre a adoção de medida fiscal persecutória por parte do governo, o Planalto, sob forte pressão nas redes sociais, recuou ao revogar a medida da Receita Federal que ampliava o monitoramento sobre transações financeiras, incluindo o Pix. Também enviou uma Medida Provisória (MP) ao Congresso para reforçar a gratuidade e sigilo do meio de pagamento.

O encontro desta quinta-feira foi precedido por uma série de críticas de Lula sobre a condução da comunicação do governo. Desde o início de 2024, o presidente demonstrou insatisfação com os resultados da área e intensificou as reclamações no final do ano. Durante um seminário do PT, em 6 de dezembro, ele reconheceu que houve erros estratégicos e afirmou que mudanças seriam necessárias. Para integrantes do partido, essa declaração foi interpretada como uma “demissão pública” do então ministro Paulo Pimenta.

A reunião virtual tem como objetivo alinhar a atuação do partido e do governo nas redes sociais.

– Essa é uma nova linguagem e temos que nos adaptar – disse Jilmar Tatto, secretário de comunicação do PT e organizador do evento, à CNN.

Tatto também ressaltou que a estratégia digital do partido precisa estar conectada à agenda do Planalto e destacou a importância de iniciativas bem-sucedidas nas redes. Um exemplo citado foi o vídeo da deputada Erika Hilton (PSOL-SP). Ele também mencionou o trabalho nas redes de Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffmann como referências para o partido.

Na primeira reunião ministerial do ano, na última segunda-feira (20), Sidônio disse que todos os seus colegas, de agora em diante, precisarão adotar uma estratégia ofensiva e pôr de pé uma “central de monitoramento das redes sociais” para dar respostas rápidas a problemas que atingem o governo.

Essa é mais uma tentativa da esquerda de buscar “sair das cordas” – em analogia ao boxe – e tentar evitar mais um nocaute nas redes sociais.

jojobetsekabet girişsekabetsekabetsekabet girişsekabet girişjojobetjojobetjojobet girişMarsbahiskingroyalcasibomdeneme bonusu veren sitelerdeneme bonusu veren sitelerdeneme bonusu veren sitelerdeneme bonusu veren sitelerHoliganbetjojobet girişjojobetjojobetjojobet girişjojobet girişjojobet girişjojobet girişjojobet girişMultiwinjojobetjojobetcasibom