Por Silvano Lima
O Distrito Federal tem avançado em importantes políticas sociais com a marca do ex-deputado distrital Carlos Tabanez, autor de iniciativas que impactam diretamente a vida da população. Além de ser o responsável pelo pedido ao governador Ibaneis Rocha que possibilitou a abertura dos restaurantes comunitários também aos domingos, Tabanez é o idealizador de dois projetos sociais de grande relevância: o Abrindo Horizontes e o Visão para Todos.
Abrindo Horizontes
O projeto Abrindo Horizontes oferece cursos profissionalizantes gratuitos, com certificado, para jovens e adultos do Distrito Federal. A iniciativa tem como objetivo gerar oportunidades de inserção no mercado de trabalho, ampliar a capacitação técnica da população e estimular o empreendedorismo.
Visão para Todos
Já o projeto Visão para Todos garante exames de vista e óculos gratuitos para estudantes da rede pública de ensino. A ação busca combater um dos principais fatores que prejudicam o desempenho escolar: problemas de visão não diagnosticados. Com o atendimento especializado, crianças e adolescentes têm melhores condições de aprendizado e desenvolvimento.
Restaurantes comunitários aos domingos
Em outra frente, Tabanez também foi o responsável pelo pedido que levou o Governo do Distrito Federal a estender o funcionamento dos restaurantes comunitários para os domingos. Antes restrito de segunda a sábado, o serviço passou a oferecer refeições nutritivas e acessíveis também no dia de maior fragilidade alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade. Também foi acrescentado a ampliação dos serviços, como por exemplo as refeições de café da manhã.
Compromisso social
Para Tabanez, todas essas iniciativas têm um ponto em comum: “Seja por meio da educação, da saúde ou da segurança alimentar, nosso compromisso é abrir horizontes e visão para todos, garantindo dignidade e oportunidades à população do Distrito Federal”, destacou.
As ações mostram que, quando bem articuladas, políticas públicas e projetos sociais são capazes de transformar realidades e oferecer novas perspectivas para milhares de pessoas.
INFORMA TUDO DF / Por Silvano Lima