Proibida, parada LGBT+ tem mais de 40 detidos em Istambul

Istanbul (Turkey), 25/06/2023.- LGBT (lesbian, gay, bisexual, transgender) community members and supporters hold rainbow-colored flags and shout slogans during the Pride March in Istanbul, Turkey, 25 June 2023. The Turkish Government has banned the Istanbul Pride March as they already did in previous years. (Turquía, Estanbul) EFE/EPA/ERDEM SAHIN

“Vocês vão se acostumar conosco”, diziam ativistas

Apesar das proibições e da forte presença policial, uma Parada do Orgulho LGBTQIA+ foi organizada neste domingo (25), em Istambul, na qual mais de 40 ativistas foram detidos.

Autoridades de Istambul e várias outras províncias turcas proibiram todos os eventos LGBTQIA+ planejados para a chamada Semana do Orgulho, incluindo os desfiles.

O acesso aos locais dos desfiles em Istambul, como a rua Istiklal e a praça Taksim, foram fechados pela polícia, assim como as estações de metrô próximas.

Grupos LGBTQIA+ anunciaram que se reuniriam às 15h locais, mas não revelaram o local até o último momento. No fim, se concentraram em um parque no distrito de Nisantasi, onde expuseram uma enorme bandeira do arco-íris.

No parque, os ativistas gritaram frases como “vocês vão se acostumar conosco” e “corra, Tayyip (Erdogan, presidente turco), corra. Os homossexuais estão chegando”.

A polícia chegou ao local e declarou a manifestação como ilegal, enquanto os organizadores informam que mais de 40 pessoas foram detidas.

A Parada do Orgulho foi proibida pelo governo de Istambul nos últimos quatro anos, coincidindo com um endurecimento do discurso em relação à comunidade LGBT+ por parte do governo islâmico do presidente Recep Tayyip Erdogan.