Por Silvano Lima
No Dia da Educação, o destaque vai para iniciativas que ultrapassam os limites da sala de aula e impactam a formação de cidadãos conscientes.
Um exemplo é o Programa Adasa na Escola, que há 15 anos leva educação ambiental a instituições de ensino do Distrito Federal, combinando teoria e prática para incentivar o cuidado com o meio ambiente.
Criado em 2010, o projeto é resultado de uma parceria entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Secretaria de Educação.
Seu foco principal é promover o uso responsável da água, o descarte correto de resíduos e a valorização do Cerrado — conhecido como o “berço das águas” do Brasil.
Em 2025, o programa iniciará mais uma etapa, tendo como primeira escola participante a Escola Classe RCG, localizada no Setor Militar Urbano.
A iniciativa segue com o propósito de não apenas informar, mas também transformar estudantes em agentes ativos de mudança, incentivando práticas sustentáveis e maior cuidado com o meio ambiente.
A formação de cidadãos responsáveis, segundo os organizadores, é fundamental para a construção de uma sociedade mais consciente e preparada para enfrentar os desafios ambientais do futuro.
Fonte: Informa Tudo DF / Com informações da ADASA