MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida, pediu, na noite deste domingo que o governador do Amazonas, Wilson Lima, invoque a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) ao governo federal para enfrentar as organizações criminosas que desde a madrugada desde domingo promovem o terror na capital e em cidades do interior do Amazonas.
A GLO no ordenamento jurídico do Brasil é uma operação prevista na Constituição Federal realizada exclusivamente por ordem do presidente da República, da qual autoriza o uso das Forças Armadas.

“Pela tarde, conversei com o comandante militar da Amazônia, falei com o governador Wilson Lima, alertava pra ele que, se estão fazendo isso à luz do dia, o que pode vir durante a noite pode ser muito pior. Delegacias já estão sendo atacadas, e, é invocar a GLO. Está mais do que na hora de o Exército entrar nas ruas. Não se pode deixar que os marginais tomem conta”, disse Almeida.
O prefeito de Manaus também fez um apelo à sociedade: “Ou a sociedade toma uma atitude contra as drogas para acabar com as drogas, ou as drogas acabam com a sociedade. Esse é o momento de todos nós nos unirmos e termos, sim, a presença do Exército nas ruas para colocar esses marginais, esses bandidos nos lugares deles”, completou o prefeito em entrevista coletiva em uma praça da zona oeste de Manaus.
Em nota, o Comando Militar da Amazônia informou que “até o presente momento, não foi notificado oficialmente para atuar na Garantia da Lei e da Ordem no estado do Amazonas.”
Pronunciamento do governador
Agora à noite, o governador Wilson Lima, acompanhado da cúpula da segurança pública do Amazonas, fez um pronunciamento em que ele disse que 14 pessoas já haviam sido presas neste domingo por suspeita de participar dos atos criminosos em Manaus e no interior do Amazonas.
Wilson Lima também disse que os ataques são uma reação de traficantes de drogas às ações do estado de combate ao tráfico, e confirmou declaração do secretário de Segurança Pública Louismar Bonates no final da manhã.
Vídeo: CV põe fogo em caixas eletrônicos da Caixa Econômica em Manaus
Manaus/AM – Integrantes do Comando Vermelho atearam fogo em caixas eletrônicos da Caixa Econômica, do bairro Japiim, neste domingo (6). O grupo filmou o momento do ataque e divulgou em grupos de Whatsapp.
Vídeo: CV põe fogo em caixas eletrônicos da Caixa Econômica em Manaus https://t.co/DW33I4Tmb2 pic.twitter.com/gMDOotb52A
Domingo de terror em Manaus. Estado capitulou frente a ação do crime organizado— Portal do Holanda (@portaldoholanda) June 6, 2021
Nas imagens, eles aparecem com galões de gasolina e vão em direção aos caixas eletrônicos. Eles ateiam fogo e o alarme da agência é acionado. O grupo corre em via pública para fugir antes da chegada da polícia.
Os integrantes da facção chegam, inclusive, a afrontar o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo na agência.
Comando Vermelho toca fogo em UBS no bairro Nova Esperança; veja vídeo
Manaus – Na noite deste domingo (6), membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV) atearam fogo na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro Nova Esperança, na zona Oeste da capital amazonense.
Os ataques na capital tiveram início na madrugada de domingo e seguem sitiando a cidade, que vive um cenário de guerra após o CV usar de atos de vandalismo como forma de vingança pela morte do traficante ‘Dadinho’, que veio a óbito durante um confronto com a polícia na noite de sábado (5).