Segundo pasta, mulher segue internada e está sedada. Quadro da paciente, de 52 anos, é agravado por doenças relacionadas que ela já possuía.
Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
A primeira paciente diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal teve “agravamento do quadro geral” nesta sexta-feira (13). A informação foi divulgada em boletim pela Secretaria de Saúde do DF.
De acordo com a pasta, a mulher de 52 anos permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) em estado grave, e está sedada. O boletim médico afirma que ela teve dois episódios de febre e apresenta síndrome respiratória aguda severa.
O quadro da mulher é agravado por conta de doenças relacionadas que ela já possuía. Ela está internada no Hran desde o dia 6 de março. Antes disso, passou dois dias em um hospital particular da capital.
O marido da paciente, que também foi diagnosticado com a Covid-19, está em isolamento em casa. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, o homem e a mulher são considerados casos importados da doença. Eles viajaram ao Reino Unido e à Suíça no mês passado e a paciente voltou à capital em 26 de fevereiro, já com sintomas.
Pelo menos cinco pessoas que tiveram contato com o casal estão sendo monitoradas. A secretaria também afirma que vai acompanhar os passageiros que sentaram próximos a eles nos voos de volta ao Brasil.
Coronavírus no DF
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/2/c/Ba1eusSTOSGZhjIViX2w/frm20200312065.jpg)
Hospital Regional da Asa Norte HRAN, aonde esta internado o primeiro caso confirmado de coronavirus da capital — Foto: Cláudio Reis/FramePhoto/Estadão Conteúdo
Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta (12), o DF tem 75 casos suspeitos e dois confirmados do novo coronavírus. Um terceiro paciente que testou positivo aguarda resultado de contraprova. Outras 53 suspeitas foram descartadas.
Nesta sexta-feira, o governo do DF anunciou a criação de um grupo de trabalho para combate ao novo coronavírus e a dengue. Além disso, determinou medidas como a contratação temporária de médicos e enfermeiros, a realização compulsória de exames e o controle de temperatura de passageiros que voltarem de viagens.
Na quarta (11), o governador Ibaneis Rocha (MDB) já havia suspendido as aulas na rede pública e particular, além de eventos com público superior a cem pessoas. Diversos órgãos públicos também mudaram o funcionamento devido ao vírus.
Como evitar o coronavírus

Como lavar as mãos do jeito certo com água e sabão
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos;
- Evitar aglomerações de pessoas.
Fonte: G1