Paciente com coronavírus no DF tem ‘agravamento do estado geral’, diz Secretaria de Saúde

Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

A primeira paciente diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal teve “agravamento do quadro geral” nesta sexta-feira (13). A informação foi divulgada em boletim pela Secretaria de Saúde do DF.

De acordo com a pasta, a mulher de 52 anos permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) em estado grave, e está sedada. O boletim médico afirma que ela teve dois episódios de febre e apresenta síndrome respiratória aguda severa.

Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

O quadro da mulher é agravado por conta de doenças relacionadas que ela já possuía. Ela está internada no Hran desde o dia 6 de março. Antes disso, passou dois dias em um hospital particular da capital.

O marido da paciente, que também foi diagnosticado com a Covid-19, está em isolamento em casa. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, o homem e a mulher são considerados casos importados da doença. Eles viajaram ao Reino Unido e à Suíça no mês passado e a paciente voltou à capital em 26 de fevereiro, já com sintomas.

Pelo menos cinco pessoas que tiveram contato com o casal estão sendo monitoradas. A secretaria também afirma que vai acompanhar os passageiros que sentaram próximos a eles nos voos de volta ao Brasil.

Coronavírus no DF

Hospital Regional da Asa Norte HRAN, aonde esta internado o primeiro caso confirmado de coronavirus da capital — Foto: Cláudio Reis/FramePhoto/Estadão Conteúdo

Hospital Regional da Asa Norte HRAN, aonde esta internado o primeiro caso confirmado de coronavirus da capital — Foto: Cláudio Reis/FramePhoto/Estadão Conteúdo

Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta (12), o DF tem 75 casos suspeitos e dois confirmados do novo coronavírus. Um terceiro paciente que testou positivo aguarda resultado de contraprova. Outras 53 suspeitas foram descartadas.

Nesta sexta-feira, o governo do DF anunciou a criação de um grupo de trabalho para combate ao novo coronavírus e a dengue. Além disso, determinou medidas como a contratação temporária de médicos e enfermeiros, a realização compulsória de exames e o controle de temperatura de passageiros que voltarem de viagens.

Na quarta (11), o governador Ibaneis Rocha (MDB) já havia suspendido as aulas na rede pública e particular, além de eventos com público superior a cem pessoas. Diversos órgãos públicos também mudaram o funcionamento devido ao vírus.

Como evitar o coronavírus

Como lavar as mãos do jeito certo com água e sabão

Como lavar as mãos do jeito certo com água e sabão

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos;
  • Evitar aglomerações de pessoas.

Fonte: G1