O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou na noite desta quarta-feira mais uma edição da Operação Sossego. A blitz ocorreu na via LJ 01, altura da QNL 02, em Taguatinga, e resultou na remoção de sete motocicletas ao depósito por diversas irregularidades.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Bruno Baruque, os agentes verificam não apenas o escapamento das motocicletas, mas também as condições dos veículos, a documentação e a situação do condutor. “Em todas as nossas operações, estamos atentos a qualquer tipo de irregularidade, principalmente aquelas que oferecem maior risco de sinistros”, afirmou.
Durante as duas horas de fiscalização, entre 21h30 e 23h30, foram identificados cinco motociclistas sem habilitação, dois com a CNH suspensa e um conduzindo fora da categoria permitida. Além disso, uma motocicleta não registrada e outras três sem licenciamento foram abordadas. Um dos condutores tentou fugir do bloqueio e foi autuado por infração gravíssima, conforme o Artigo 210 do Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade inclui multa de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir.
A Operação Sossego é uma das mais demandadas pela população por meio da Ouvidoria e redes sociais. O objetivo é garantir maior segurança nas vias urbanas do Distrito Federal, especialmente à noite, período com mais registros de infrações envolvendo motociclistas.
A ação contou com a participação de 20 agentes do Detran-DF distribuídos em 10 viaturas e um guincho. A operação também teve o apoio da Polícia Militar, com uma equipe do 2º Batalhão.