ONU volta a impor sanções ao Irã em razão de programa nuclear

Salão onde acontecem as assembleias da ONU Foto: EFE/EPA/JOHN MINCHILLO / POOL
Salão onde acontecem as assembleias da ONU Foto: EFE/EPA/JOHN MINCHILLO / POOL

Medida começou a valer neste domingo

A Organização das Nações Unidas (ONU) voltou a impor sanções ao Irã desde o início deste domingo (28) em virtude de seu programa nuclear, apertando ainda mais o país. Após a diplomacia de última hora falhar na ONU, as punições entraram desde a meia-noite no horário local.

As sanções congelam novamente os ativos iranianos no exterior, interrompem acordos de armas com Teerã e penalizam qualquer desenvolvimento do programa de mísseis balísticos do Irã, entre outras medidas. Isso ocorreu por meio de um mecanismo conhecido como “snapback”, incluído no acordo nuclear do Irã de 2015 com potências mundiais, e ocorre enquanto a economia do Irã está em dificuldades.

A moeda do Irã está em recorde de baixa, aumentando a pressão sobre os preços dos alimentos, como carne, arroz e outros itens básicos dos hábitos iranianos. Enquanto isso, o Irã está preocupado com uma nova rodada de combates contra Israel – bem como potencialmente os Estados Unidos – à medida que os locais de mísseis atingidos durante a guerra de 12 dias em junho parecem estar sendo reconstruídos.

*AE

Siga-nos nas nossas redes!