Plataforma digital permite solicitações, denúncias e agendamentos diretamente pelo celular
O aplicativo eGDF, que recebeu recentemente uma atualização com visual renovado e navegação mais intuitiva, acaba de superar a marca de 8 mil downloads. Lançada há dois meses, a nova versão tem se destacado por aproximar os cidadãos do Governo do Distrito Federal (GDF), oferecendo uma série de serviços digitais em diversas áreas, como mobilidade, saúde, educação, assistência social e tributos.
O módulo Administração 24h é o mais acessado pelos usuários. Por meio dele, moradores das regiões administrativas podem registrar solicitações como recolhimento de animais mortos, denúncia de animais soltos em vias públicas, pedido de recuperação de calçadas, reparo na pintura de faixas de pedestres, aviso sobre falta de iluminação pública, entre outras demandas que contribuem diretamente para a manutenção e o cuidado com a cidade.
“Além da Administração 24h, o aplicativo oferece outros serviços organizados de forma intuitiva, facilitando a experiência do usuário”, destacou o secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia do DF, Wisney Oliveira.
Diversidade de serviços digitais
- Mobilidade: pré-cadastro para o Cartão Mobilidade e acesso ao programa DF no Ponto.
- Saúde: agendamento de doação de sangue e acesso ao Meu SUS.
- Assistência Social: agendamento para atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
- Educação: calendário escolar anual e matrícula para creches.
- Tributos: emissão de IPVA, IPTU, DAR (dívida ativa), certidão negativa e link para outros serviços fiscais.
Além disso, o aplicativo conta com um Chatbot com inteligência artificial, que ajuda a esclarecer dúvidas dos usuários sobre os serviços disponíveis. O eGDF está disponível para download nas lojas Apple Store e Play Store.
Aplicativo para servidores será lançado em outubro
Em outubro, a Secretaria de Economia do DF lançará o MeuGDF, aplicativo voltado exclusivamente para os servidores da administração distrital. Inicialmente em fase de testes com os funcionários da Seec, o app permitirá acesso a contracheques, identidade funcional digital, informações sobre férias e abonos, além de abertura de chamados relacionados a TI e infraestrutura predial.
O objetivo é centralizar e simplificar o acesso a serviços internos, oferecendo uma experiência personalizada para cada perfil de servidor.
CentralDF e atendimento multicanal
Além do eGDF, o governo também disponibiliza a CentralDF, que integra atendimento via WhatsApp, suporte telefônico humano e o Portal do Cidadão. A iniciativa facilita o acesso aos serviços públicos que antes eram oferecidos exclusivamente de forma presencial.
Transformação digital até 2027
O GDF tem metas ambiciosas para ampliar a digitalização dos serviços públicos até 2027. Entre os objetivos estão:
- Aumentar em 30% o número de serviços digitais no Portal do Cidadão até o fim de 2026;
- Alcançar nota média de satisfação de 4,5 nos serviços digitais até março de 2027;
- Implementar planos de transformação digital em 100% dos órgãos e entidades até dezembro de 2026;
- Criar Laboratórios de Inovação em pelo menos metade dos órgãos do governo até o final de 2026.
Essas ações visam tornar a gestão pública mais eficiente, transparente, participativa e sustentável, garantindo que a tecnologia esteja a serviço da população.