Mais de 3 mil pessoas participam de ações educativas do Detran-DF

Atividades reforçaram a importância da responsabilidade coletiva em diferentes regiões do Distrito Federal

Entre a sexta-feira (29) e o domingo (31), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu diversas ações educativas em várias regiões administrativas, impactando diretamente cerca de 3.200 pessoas.

As atividades sensibilizaram condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas sobre comportamentos seguros e a importância da conscientização coletiva para a redução de riscos no trânsito.

Na sexta-feira (29), as equipes atuaram em Sobradinho, com a blitz educativa Faixa de Pedestre, que orientou 150 motoristas sobre respeito à travessia, uso do celular e riscos da combinação de álcool e direção.

Em Taguatinga, o Programa Café na Faixa reuniu 60 participantes em palestra sobre segurança na travessia de pedestres. No mesmo dia, o projeto Entregadores de App levou orientações a 50 ciclistas e motociclistas em Sobradinho e em Sobradinho II.

No Riacho Fundo II, o Programa Pneu Seguro alcançou outros 50 condutores com aferição e dicas sobre manutenção de pneus.

O Programa Pneu Seguro alcançou 50 motoristas no Riachu Fundo II

Também na sexta, o Colégio Crescer, em Ceilândia, recebeu apresentações teatrais para 255 crianças de 2 a 3 anos, promovendo a conscientização desde a primeira infância.

Em Vicente Pires, o Projeto Rolê Consciente sensibilizou 500 frequentadores de bares sobre os riscos da mistura de álcool e direção. Já no Paranoá, o Programa Coletivo Responsável reuniu 70 motoristas de ônibus em palestras de segurança viária.

No sábado (30), o destaque foi o Campeonato de Futevôlei Vibe, no Cruzeiro, que reuniu 380 pessoas em atividades educativas com teatro, mímicos e bonecos artísticos.

A conscientização é uma importante arma contra a violência no trânsito

Em Planaltina, o Dia do Cooperar contou com palestras sobre manutenção de pneus e comportamento seguro no trânsito, envolvendo 150 pessoas. Na Ceilândia, a Caravana de Proteção Animal atraiu cerca de mil participantes, com orientações sobre transporte de pets.

No Gama Shopping, o Programa Detran nos Shoppings reuniu 220 pessoas em palestras e intervenções artísticas.

O encerramento da programação ocorreu no domingo (31), com o Detran nos Parques, no Riacho Fundo, que sensibilizou 180 pessoas, e com a Rua do Lazer, no Guará II, que mobilizou 200 moradores em atividades educativas e artísticas.

Segundo a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Maria Moreira, a diversidade das ações buscou alcançar diferentes públicos e idades. “Nosso compromisso é salvar vidas por meio da conscientização. A educação no trânsito precisa ser contínua, acessível e próxima da realidade das pessoas”, destacou.