Macron diz que acordo comercial com países do Mercosul é impossível. Declaração vai causar impactos para o Brasil

O bloco europeu orientou seus negociadores a pôr fim às discussões durante encontro sediado no Brasil

Nesta segunda-feira (29), o presidente francês, Macron, suspendeu as negociações comerciais com os países do Mercosul, acarretando potenciais impactos para o Brasil.

Presidente afirmou que é de entendimento da França que a União Europeia instruiu os negociadores a encerrar as conversar em encontro no Brasil

Segundo a CNN, o presidente Emmanuel Macron reiterou à Comissão Europeia que é impossível concluir negociações comerciais com os países do Mercosul, disse o gabinete do líder francês em comunicado nesta segunda-feira (29).

Veja abaixo o vídeo: Macron chuta o balde e desfaz teatro do governo Lula, diz Josias de Souza

Acrescentou que a União Europeia entendeu que era impossível chegar a um acordo neste contexto e que era entendimento da França que o bloco instruiu os negociadores a encerrar as conversa em encontro no Brasil.

Em uma decisão impactante, o presidente da França, Emmanuel Macron, comunicou à Comissão Europeia, nesta segunda-feira (29), que é impossível avançar nas negociações comerciais com os países do Mercosul.

Veja também: COP28: Lula tenta destravar acordo mas sem sucesso! Macron chama acordo do Mercosul de “incoerente e antiquado”

Tal afirmação foi registrada por nota oficial emitida pelo gabinete do líder francês.

Sustentando tal posicionamento, Macron enfatiza que a União Europeia compartilha do mesmo entendimento e tem o consenso que um acordo é inalcançável neste contexto.

Adicionalmente, Macron salientou que compete à França a conclusão de que o bloco europeu orientou seus negociadores a pôr fim às discussões durante encontro sediado no Brasil.

Motivações para a paralisação das negociações com o Mercosul

Ainda que os motivos específicos para a paralização das negociações não tenham sido explicitados, é possível considerar um contexto de relações comerciais cada vez mais complicadas no cenário internacional.

A decisão de Macron reflete as crescentes tensões entre a União Europeia e o Mercosul, bloco que engloba a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.

Apesar desse impasse, ainda não há uma declaração oficial de ambos os blocos confirmando o término dessas negociações, deixando em aberto a possibilidade de uma retomada futura dessas conversas.

Impactos de tais negociações para o Brasil

Discutidas há mais de duas décadas, as negociações entre Mercosul e União Europeia envolvem interesses comerciais de grande magnitude.

Uma possível concretização desse acordo representaria um marco, com amplas possibilidades de incremento nas trocas comerciais entre os dois blocos.

Para o Brasil, maior economia do Mercosul, a suspensão das negociações representa um reves.

O país poderia se beneficiar de um aumento significativo de exportações para a União Europeia, particularmente nos setores agropecuário e industrial.

RELACIONADO:

Macron chuta o balde e desfaz teatro do governo Lula, diz Josias de Souza