Lula visita Cristina Kirchner, condenada por corrupção

Petista esteve na casa da ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve, nesta quinta-feira (3), na casa onde Cristina Kirchner cumpre prisão domiciliar desde 17 de junho, para uma visita autorizada pela Justiça da Argentina. O petista chegou ao apartamento da ex-presidente argentina logo após sair da sede da chancelaria do país vizinho, onde foi realizada nesta quinta uma cúpula de presidentes do Mercosul, e se reuniu com Kirchner por 50 minutos.

Os advogados de Cristina, condenada a seis anos de prisão por irregularidades na concessão de obras públicas durante seu mandato, que durou de 2007 a 2015, solicitaram autorização especial da Justiça para permitir a visita de Lula. A ex-presidente obteve o benefício da prisão domiciliar em 17 de junho, quando começou a cumprir sua pena, mas recebeu uma tornozeleira eletrônica para monitorar seus movimentos.

Apenas uma lista de pessoas autorizadas, incluindo médicos, familiares e advogados, tem permissão para visitá-la. Qualquer pessoa que deseje visitar a ex-presidente deve solicitar autorização especial à Justiça argentina.

A visita de Lula à Argentina, para a cúpula do Mercosul, é a primeira do presidente ao país desde que Javier Milei assumiu o cargo em dezembro de 2023.