Lula entra na “guerra dos bonés” e grava vídeo com peça à la Trump

Embate com uso da peça se iniciou no último final de semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, nesta terça-feira (4), um vídeo em uma rede social usando o boné que a base do governo levou para o Congresso no último sábado (1º), nas eleições para as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.

O acessório estampa a frase “O Brasil é dos brasileiros” e foi pivô de um embate entre governistas e opositores, que retrucaram os parlamentares da base, utilizando um boné com a inscrição “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026” nesta segunda (3).

Segundo o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, a frase estampada no boné foi ideia de Sidônio Palmeira, marqueteiro que assumiu a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) no mês passado.

– Pedi para o Sidônio pensar uma frase, Sidônio mandou a frase. Foi um sucesso – disse Padilha

A inspiração vem dos bonés utilizados por apoiadores do presidente norte-americano Donald Trump. Desde a campanha presidencial de 2016, tornou-se popular entre adeptos do republicano o uso do acessório com a estampa do mote “Make America Great Again” (Torne a América Grande de Novo, em tradução livre).

De acordo com Padilha, mais de 100 bonés foram confeccionados e distribuídos entre a base do governo no último sábado (1º). Nesta segunda (3), uma nova versão do boné governista, nas cores verde e amarela, foi utilizada por deputados federais do PT e do PSOL.

Além da versão alternativa alinhada ao governo, parlamentares da oposição foram vistos com um boné também verde e amarelo, mas com o texto “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026”.

A sátira foi elaborada pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Também houve paródias com pacote de café da marca “Nemcafé” e uma embalagem de carne da marca “Picanha Black” com o rosto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

*AE