Lula defende Moraes e chama de arbitrária e sem fundamento revogação de vistos pelos EUA

Lula Foto: EFE/Andre Borges
Lula Foto: EFE/Andre Borges

O presidente petista Lula da Silva classificou a revogação de vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal pelos EUA de “medida arbitrária e completamente sem fundamento”.

Em nota oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula manifestou solidariedade aos ministros atingidos pela revogação de vistos, anunciada na sexta-feira pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

Rubio ordenou a revogação de vistos para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e para os que chamou de seus aliados no tribunal, bem como para seus familiares imediatos, sem especificar demais nomes.

Em publicação no X, também na sexta, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse que os demais ministros atingidos foram Luís Roberto Barroso, atual presidente da corte; Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes.

Também em mensagem na rede, o advogado-geral da União, Jorge Messias, disse que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também foi alvo da restrição de visto dos EUA.