Ação fez parte do festival Na Praia e reforçou a importância da preservação ambiental
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA), por meio da Unidade de Operações Lacustres, integrou neste sábado (9) a quarta edição do Clean Up Day Na Praia, realizada no Lago Paranoá. A iniciativa, que compõe a programação do festival Na Praia, mobilizou mergulhadores, voluntários e organizações ambientais em prol da limpeza e preservação dos recursos hídricos.
Das 8h às 12h, mergulhadores experientes do BPMA atuaram na remoção de resíduos submersos, enquanto voluntários realizaram a coleta de lixo ao longo da orla. A ação resultou na retirada de aproximadamente meia tonelada de resíduos do lago, contribuindo para o cumprimento do 14º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Vida na Água.
Até a edição anterior do festival, os organizadores registraram mais de 1.215 toneladas de resíduos reciclados e 160 toneladas de resíduos orgânicos compostados, além da economia de 10 milhões de litros de água.
Segundo o BPMA, a participação da corporação demonstra o compromisso da Polícia Militar do Distrito Federal com a proteção dos ecossistemas aquáticos e o fortalecimento da consciência ambiental entre a população.