Jornalista é preso por cobertura de procissão da Páscoa na Nicarágua

Regime de Daniel Ortega tem perseguido católicos pelo país nas celebrações da Semana Santa

Lula e sua relação com Ortega

Esse ano, Lula minimiza violações da ditadura na Nicarágua e propõe diálogo com Ortega

Segundo a Gazeta do Povo, Depois de ter negado vínculo com o ditador Daniel Ortega durante a campanha presidencial de 2022, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) o estabelecimento de um “diálogo construtivo” com o regime da Nicarágua.

Jornalista é preso por cobertura de procissão da Páscoa na Nicarágua

Reprodução, YouTube, Deutsche Welle

Receba nossa NewsletterPreencha o campo abaixo com seu melhor e-mail

Segundo O Antagonista, O jornalista nicaraguense Víctor Ticay, colaborador do Canal 10 da televisão local, foi preso na quinta-feira após cobrir uma procissão religiosa no município de Nadaime, na região sul do país. A denúncia foi feita pela organização Alertas Libertad de Prensa Nicaragua. 

De acordo com a entidade, o jornalista transmitiu em 5 de abril em sua página do Facebook “uma atividade religiosa que a Polícia queria proibir” na cidade. Após a prisão, o vídeo foi excluído da página.

“Exigimos a libertação imediata do jornalista e o respeito aos seus direitos fundamentais. Jornalismo não é crime”, diz a entidade. Um diretor do Canal 10 confirmou a prisão à agência EFE

O regime de Daniel Ortega (foto) tem perseguido católicos pelo país nas procissões da Semana Santa. As celebrações são permitidas apenas no interior das igrejas. Na Nicarágua, cerca de 60% da população expressa a fé católica.

No vídeo o padre Kelmom fala que Lula é “amiguinho” de Ortega.