Informação foi divulgada por órgão militar israelense encarregado de assuntos civis nos territórios ocupados
O COGAT, órgão militar israelense encarregado de assuntos civis nos territórios ocupados, assegurou que 120 caminhões com ajuda humanitária entraram na Faixa de Gaza ao longo deste domingo (27), em contraste com os 73 anunciados pelo governo do grupo terrorista Hamas no enclave.
– Mais de 120 caminhões foram recolhidos e distribuídos ontem pela ONU e pelas organizações internacionais. Outros 180 caminhões adicionais entraram em Gaza e estão agora esperando sua coleta e distribuição, junto com centenas de outros que continuam na fila para serem coletados pela ONU – disse o comunicado publicado pelo COGAT na rede social X.
O COGAT acusou novamente no comunicado a ONU de não recolher os caminhões que entram na Faixa, alegando que apenas uma “coleta e distribuição mais consistente por parte das agências” das Nações Unidas e outras organizações internacionais fará com que a ajuda chegue a quem precisa no enclave.
Israel anunciou no domingo o início de “pausas táticas” nos combates em uma faixa junto à costa de Gaza das 10h às 20h, para “propósitos humanitários”. Também disse que garantiria a segurança de várias rotas entre 6h e 23h para facilitar a passagem dos caminhões das organizações internacionais com ajuda.