Hospital de Samambaia vai ampliar capacidade do centro cirúrgico

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT), que registrou 298 cirurgias somente em junho, vai assumir temporariamente os procedimentos realizados no Hospital Regional de Samambaia (HRSam). A mudança ocorre em razão da reforma do centro cirúrgico do HRSam, prevista para os próximos 45 dias.

UTI pediátrica acaba de ganhar dois leitos; agora, são seis disponíveis | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Segundo André Luiz de Queiroz, superintendente da Região Sudoeste de Saúde, o HRT dispõe de seis salas de cirurgia, sendo uma exclusiva para emergências e três para cirurgias eletivas, mantendo duas de reserva. No HRSam, a média era de quatro cirurgias semanais. Para garantir a assistência, servidores do hospital em reforma também reforçarão a equipe de Taguatinga.

De acordo com a gerente de Assistência Cirúrgica do HRT, Thalita Rassi, o hospital atende 16 especialidades, com destaque para oncologia, ortopedia, oftalmologia e ginecologia. Apenas na sala de emergência, podem ocorrer até sete procedimentos em 12 horas, conforme a demanda.

A reforma no HRSam vai ampliar em até 50% a capacidade do centro cirúrgico. As atuais três salas passarão por melhorias e mais duas serão ativadas, além do aumento da sala de recuperação, que terá seis leitos. Na obstetrícia, o número de salas de parto subiu de seis para sete.

Enquanto isso, o HRT mantém a rotina do pronto-socorro sem alterações. Nesta semana, 20 leitos de clínica cirúrgica foram ocupados por pacientes do pronto atendimento, estratégia que ajuda a aliviar a pressão sobre o setor. O hospital também expandiu sua UTI pediátrica, que passou de quatro para seis leitos.

A Região de Saúde Sudoeste – que abrange Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, Vicente Pires, Arniqueiras, Recanto das Emas e Água Quente – é alvo de novos investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF). Entre eles, a construção do Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE), com 100 leitos e centro cirúrgico próprio, e novas unidades de pronto atendimento (UPAs) em Taguatinga, Água Quente e Águas Claras.