Governador Ibaneis entrega pavimentação da DF-220 em Brazlândia

Obra de R$ 26,6 milhões melhora logística rural e desafoga trânsito de caminhões na capital

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, inaugurou neste sábado (26) a pavimentação da DF-220, importante via de ligação entre a BR-080 e a DF-001, em Brazlândia. Com investimento de R$ 26,6 milhões, a obra era aguardada há mais de cinco décadas pelos moradores da região.

“Estamos dando o devido reconhecimento à população de Brazlândia, que foi esquecida por muito tempo. Essa obra é resultado de um compromisso nosso com a cidade e, agora, é realidade”, afirmou Ibaneis, acompanhado da vice-governadora Celina Leão.

Com 16 km de extensão, a pavimentação foi executada pela empresa Costa Brava Projetos e Construções LTDA e incluiu etapas de terraplanagem, drenagem, sinalização e demais serviços complementares. A intervenção gerou cerca de 130 postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos.

A pavimentação da DF-220, importante para o escamento de produtos da área rural, visa desafogar o tráfego de caminhões na Epia e na Estrada Parque Ceilândia (EPCL/DF-095) | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

A nova via promete aliviar o tráfego intenso de caminhões nas vias EPCL (Estrutural) e Epia, funcionando como alternativa para veículos vindos do Norte do país, especialmente Tocantins. “Agora, quem vem pela BR-020 ou BR-080 terá um caminho asfaltado sem precisar entrar no centro de Brasília”, destacou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Junior.

Os recursos para a pavimentação vieram da Fonte 231, com execução feita via convênio com a Terracap. O diretor técnico da agência, Hamilton Lourenço Filho, lembrou das condições precárias anteriores: “Era uma estrada de terra com um palmo de poeira. Hoje temos um asfalto de qualidade, essencial para os produtores da região.”

A expectativa é que cerca de 20 mil motoristas utilizem a DF-220 diariamente. Além de melhorar a mobilidade, a estrada reforça o escoamento da produção agrícola local, beneficiando diretamente mais de 300 produtores rurais.

Presidente da Associação dos Produtores Rurais Novo Horizonte (Aspronte), Socorro Marques Miranda, 77, celebrou a mudança. “A estrada ajuda muito, especialmente no transporte de morangos para as escolas. Com menos poeira, os produtos chegam com mais qualidade e sem contaminação.”

Para a produtora rural Maria do Carmo Nascimento, 70, a pavimentação trouxe impactos até na saúde. “Sofro de bronquite e vivia com a bombinha. Depois do asfalto, não precisei mais usar. Antes era só poeira, buraco e carro quebrado. Hoje é tranquilidade”, contou, emocionada.