Golpes pela internet? Dicas para evitar prejuízos e o que fazer para não cair em um golpe pela Internet?

A conectividade está cada vez mais presente em nossas vidas. Com a internet conseguimos de forma muito mais ágil e fácil realizar transações financeiras, fazer compras, ir atrás de uma renda extra, além de muitas outras tarefas.

O mundo online, porém, como em qualquer outro ambiente, é propício para criminosos que se aproveitam da nossa distração, ou falta de conhecimento, para cometer delitos.

O que fazer ao cair em um golpe pela Internet?

Ao notar que caiu em um golpe pela Internet, mantenha a calma. Existem medidas que você pode tomar para minimizar os prejuízos.

A primeira coisa que você deve fazer é acionar a polícia. Procure uma delegacia e faça um Boletim de Ocorrência, para que a situação fique registrada.
Em seguida, bloqueie cartões de crédito e débito, carteiras virtuais e demais serviços financeiros que você considera que podem estar expostos. Assim você evita, por exemplo, ter seu cartão clonado.

Informe às instituições financeiras, para que elas também fiquem atentas a movimentações estranhas em seu nome. E não se esqueça de trocar as senhas que podem ter vazado. Isso vale para senhas de e-mail, redes sociais, contas bancárias e de qualquer outro site ou serviço. Até mesmo senhas de Netflix ou Uber, por exemplo.

Por fim, avise seus parentes e amigos. Suas informações podem ser usadas pelos responsáveis pelo golpe para entrar em contato com pessoas próximas a você, pedindo dinheiro. Se eles estiverem cientes, não correrão o risco de cair no golpe.

Especialista em Segurança Pública dá dicas importantes sobre o que fazer para não cair em um golpe pela Internet:

O especialista segurança pública, Carlos Tabanez (foto), passou dicas super valiosas de como evitar cair em golpes na internet.

Atualmente, a internet é um dos principais locais para ocorrências de estelionato, seja em sites ou coletas de informações por telefones. Para Carlos Tabanez, que é ex-deputado distrital, policial civil e empresário é preciso cautela para evitar cair em golpes.

Carlos Tabanez, ex-deputado distrital, policial civil, empresário e especialista em segurança no Distrito Federal

“Em decorrência do crescimento de estelionatos pela internet os usuários precisam tornar os dados deles mais seguros no sentido de sempre estarem atentos a acessarem sites ou aplicativos que sejam, como por exemplo, sites de lojas, links com ofertas, links de matérias chamativas, apps e etc. Importantíssimo é que sempre verifiquem se é um site válido, se tem https, se está acessando um site que confia e de lojas que confia e não que você tenha clicado a partir de um link, ou que veio através de e-mail, nem de informações que venham de redes sociais”, alerta Tabanez.

Mesmo com as estratégias dos sites de bancos para tentarem ao máximo criar formas de manter o ambiente online mais seguro ao usuário, está difícil ter redução no número de casos.

Para Tabanez, a orientação é desconfiar quando há contato via telefone ou mensagens. Em caso de dúvidas, deve-se desligar o telefone, e Você entrar em contato com o canal de relacionamento da empresa, banco ou instituição que fez o contato inicial.

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aponta que Nos últimos 12 meses, 12 milhões de brasileiros relatam terem sofrido algum tipo de golpe financeiro pela internet.

Para evitar esses tipos de golpes seguem algumas dicas para se precaver e evitar dor de cabeça.

Pesquise a idoneidade da empresa

Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, Desconfie de sites que não seguem essa regra.

Sem contato, nem pensar

Identifique as informações de contato. Quanto mais fácil você localizar telefones, endereços e e-mail para entrar em contato mais confiável o site é e menos provável que caia em golpe virtual.

Fique de olho na certificação digital

As lojas virtuais que se preocupam com a segurança buscam obter selos de segurança e certificações digitais. Os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.

Conheça a reputação da empresa

Pesquise o que as pessoas andam falando sobre a empresa. Os órgãos de proteção ao consumidor como o Reclame Aqui. O Procon, por exemplo, mantém uma lista das empresas que recomenda evitar.

Peça indicações

Não pense duas vezes antes de pedir indicações de parentes e amigos, sobretudo daqueles que já têm o hábito de comprar pela internet.

Use dispositivos seguros

Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de wifi. Isso só aumenta a chance de ação de pessoas mal intencionadas.

Fuja de promoções mirabolantes

Preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude.

Fonte: Informa Tudo DF /

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