A gerente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM), Carla Ferreira, marcou presença na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), que começou nesta segunda-feira (9), em Belo Horizonte, Minas Gerais, e vai até o dia 12 de setembro. Na ocasião, Carla apontou fragilidades do setor no estado.
“Nosso estado tem uma diversidade mineral muito grande, e nós ocupamos a posição de terceiro maior produtor do país. Então, nós temos uma posição de destaque no setor mineral. Entretanto, nosso estado tem poucos servidores na Agência Nacional de Mineração, é um fator limitante pra desenvolver o nosso estado. A gente tem muitos requerimentos de lavras represados, em torno de 1.300. Se a gente conseguisse destravar esses processos, que, por falta de mão de obra, estão parados na agência, o desenvolvimento em nosso estado iria aumentar muito mais”, detalhou.
Além disso, Carla também celebrou a ida da Exposibram para Salvador, em 2025. “É o maior evento de mineração do nosso país. Acontece todos os anos, sendo que, nos anos pares, ela sempre acontece em Belo Horizonte e, nos anos ímpares, ela acontecia no Pará. Tivemos um acordo da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral com o Instituto Brasileiro de Mineração e, ano que vem, ao invés de ser em Belém do Pará, a Exposibram vai ser no nosso estado, em Salvador”, afirmou.
Assista: