As unidades habitacionais ficaram prontas e algumas estão em processo de habite-se. Para 2021, a previsão ultrapassa 5 mil entregas
Na mesma faixa de renda, será entregue parte das moradias do Condomínio Crixá, em São Sebastião. Os apartamentos variam entre 47,65 m² e 47,75 m². Possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A previsão de entrega das 560 unidades habitacionais é para este mês.
O terceiro residencial a realizar o sonho da casa própria por meio dos projetos de moradia popular é o Paulo Freire, localizado em Samambaia. Serão 100 unidades entregues ainda em 2020. Nesse caso, falta apenas a conclusão do processo de habite-se para que as chaves cheguem às mãos de seus proprietários.
A Caixa Econômica Federal (CEF) também trabalha para aprovar os financiamentos das moradias populares.
“Mais do que entregas, os imóveis vão realizar o sonho da casa própria. Essas famílias passam a mudar de vida a partir do momento que recebem suas casas. Isso nos traz uma satisfação muito grande. Somente em 2020, a Codhab entregou 1,5 mil moradias”, afirma o presidente da companhia, Wellington Luiz.
Segundo ele, é determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB) dar agilidade aos processos. “Estava tudo parado. Inclusive as obras e projetos. Estamos concluindo projetos iniciados no nosso governo. Nos próximos anos, vamos alcançar a meta de 40 mil unidades habitacionais sendo construídas ou pronta para a população do DF”, completou Wellington Luiz.
![Apartamento no bairro Crixá, em São Sebastião](https://uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2019/11/13162426/Crixa.jpeg)
Apartamento no bairro Crixá, em São SebastiãoRenato Araújo/Agência Brasília
![Varjão terá novo empreendimento](https://uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2020/11/02210904/varjao-1.jpg)
GDF anunciou construção de novo empreendimento no VarjãoCodhab/Divulgação
![Condomínio Parque do Sol](https://uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2020/11/02210855/condominio-parque-do-sol.jpg)
Lançamentos e obras para 2021
Em 2021, o número de lançamentos e entregas aumenta. Ao todo, a previsão é repassar à população que tem direito mais de 5 mil chaves de moradias populares do Morar Bem – eixo do programa Habita Brasília.
No Itapoã Parque, serão 3.936 unidades habitacionais. Em São Sebastião, no Condomínio Parque dos Ipês (Crixás), mais 550. Já no Recanto das Emas, quadras 117 e 118, haverá entrega de 160 chaves a famílias com renda de até R$ 1,8 mil.
Além disso, há previsão do início das obras de diversos empreendimentos que devem ser erguidos entre 18 e 24 meses. Entre as cidades contempladas, estão Ceilândia, Planaltina e Riacho Fundo II.
“Estamos diminuindo um passivo de 20 anos com aqueles moradores. Hoje, o déficit habitacional de interesse social no DF é de 200 mil famílias com renda de 0 a 12 salários mínimos”, informou o presidente da Codhab.
Varjão
Nessa segunda-feira (2/11), o GDF anunciou 56 novas unidades no Varjão. O empreendimento será destinado a famílias com renda entre 1,5 e três salários mínimos.
No primeiro trimestre de 2021, o governo local começará a construção de um empreendimento de 56 unidades habitacionais localizado no conjunto G, lote 1, da quadra 11. A entrega do novo residencial ocorrerá no prazo de 12 meses.
Os 56 apartamentos serão compostos por dois quartos, sala, cozinha e banheiro, totalizando 44 metros quadrados cada. O residencial terá cinco torres – térreo, primeiro e segundo pisos –, todas equipadas com guarita. As unidades habitacionais desse empreendimento serão destinadas a famílias com faixa de renda entre 1,5 e três salários mínimos.
A vencedora do edital foi a Associação Comunitária Assistencial de Desenvolvimento Urbano e Rural (Acadur).
Fonte: Metropoles