GDF entrega escritura definitiva ao Centro de Treinamento do Sinduscon

Regularização encerra processo de 16 anos e fortalece formação profissional no DF

O governador Ibaneis Rocha entregou, nesta segunda-feira (17), a escritura pública definitiva do imóvel que abriga o Centro de Treinamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon/DF), localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A formalização encerra um processo iniciado em 2009 no âmbito do Pró-DF II e garante segurança jurídica ao espaço utilizado para cursos em parceria com o Senai, com o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do RenovaDF, e com o Exército Brasileiro, pelo projeto Soldado Cidadão.

Durante a reunião no Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha destacou o impacto da regularização e a evolução do Pró-DF II. “Esta entrega representa o compromisso do governo com o desenvolvimento econômico e social, aliado à segurança jurídica e ao apoio ao setor produtivo. Desde 2019, ultrapassamos 1.300 escrituras e contratos entregues pelo programa e esperamos chegar a 1.500 nos próximos meses”, afirmou.

A vice-governadora Celina Leão reforçou que a medida fortalece setores estratégicos. “A entrega da escritura do Pró-DF II ao Centro de Treinamento do Sinduscon mostra nosso compromisso com o desenvolvimento do DF. Ao apoiar a construção civil e a formação de mão de obra, investimos em emprego, renda e crescimento sustentável”, destacou.

Leonardo Mundim, diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap: “Outras gestões tentaram e não conseguiram, e o governador Ibaneis Rocha e a vice-governadora Celina Leão reformularam os fluxos, modernizaram a legislação e encontraram a solução definitiva”

O diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim, explicou que o processo se arrastava havia 16 anos. Segundo ele, a atual gestão modernizou fluxos, atualizou a legislação e encontrou a solução definitiva. “Hoje, o DF ganha um centro de formação profissional regularizado, capaz de prestar serviços essenciais à sociedade”, afirmou.

O presidente do Sinduscon/DF, Adalberto Cleber Valadão Júnior, celebrou a conquista. “Esse centro já é uma realidade, fruto de um sonho antigo. Aqui formamos profissionais, movimentamos a economia e ampliamos oportunidades. A escritura consolida um avanço importante para o setor”, disse. Ele informou que a nova turma do RenovaDF deve começar em dezembro, com cerca de 150 participantes, enquanto outra, em parceria com o Exército, segue com 30 alunos.

Para superar entraves históricos do Pró-DF II, o GDF criou, com apoio da Câmara Legislativa, o programa Desenvolve-DF, que simplifica o acesso a imóveis da Terracap. O modelo permite a aquisição da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) por 20 anos, renováveis por igual período, garantindo regularização para empresas já instaladas e condições facilitadas para novos empreendimentos.