Documento possui todas as informações de participação. Inscrições serão abertas no dia 15 de outubro
A Secretaria da Familia do DF publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta sexta-feira (10), o edital com todas as informações para a participação do próximo processo seletivo do Programa Jovem Candango com abertura de inscrições no dia 15 de outubro, conforme cronograma anunciado anteriormente pela pasta. De acordo com o edital, a inscrição consiste na aceitação formal, total e incondicional das disposições, normas e instruções estabelecidas, devendo o candidato certificar-se que atende a todos os requisitos. Não há a realização de entrevistas ou provas.
O Jovem Candango é direcionado a jovens com idade entre 14 e 22 anos de idade que estejam cursando ou que já tenham cursado os estudos na rede pública de ensino ou em instituição particular na condição de bolsista, que residam no Distrito Federal durante todo o prazo de contrato, e cumpram uma ou mais das condições estabelecidas no documento, como pertenecerem à famílias com renda per capita de até três salários mínimos e estejam inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais — Cadúnico/DF — ou estarem inseridos no Cadastro Único ou cumprirem algum requisito do sistema de cotas.
O novo edital prevê inicialmente a abertura de 1.800 vagas, com a expectativa de contratar 2.200 jovens, gradativamente. O preenchimento dessas novas vagas é resultado do aporte recebido do governo de R$ 55 milhões que financiam o próximo ciclo 2025/2027.
Outra novidade está relacionada à criação de quatro arcos ocupacionais. Os novos contratados poderão atuar nas áreas da educação, desporto, agronegócio e tecnologia da informação.
Na educação e no desporto, o jovem aprende em áreas que fazem a diferença no dia a dia da comunidade e da própria formação pessoal.
Já, o agronegócio valoriza a vocação produtiva do DF e abre portas para empregos no campo e na cidade.
A tecnologia da informação é o setor que mais cresce e que vai empregar ainda mais nos próximos anos. Ou seja, a secretaria espera que o jovem, ao concuir o programa, tenha a experiência em áreas de alta relevância e esteja preparado para novas oportunidades no mercado de trabalho.
A distribuição dos jovens será realizada nos órgãos do Governo do Distrito Federal, de acordo com as vagas disponíveis. O programa leva em conta a escolaridade, a proximidade da residência e o cumprimento das cotas sociais, para garantir que todos tenham oportunidade.
Os contratados pelo programa têm direito à uma bolsa de meio salário mínimo, vale transporte, vale alimentação, 13° salário, férias, seguro de vida e uniforme.
“O Jovem Candango possui um ciclo de dois anos e somente quando se encerra o período podemos abrir novo edital. Estamos muito felizes em poder realizar novas contratações, dando oportunidade a quem mais precisa. Isso é resultado da confiança do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão que não pouparam esforços para a manutenção do programa com destinação de mais investimentos. Entendemos que vai muito além de uma experiência profissional. Por muitas vezes, os jovens participantes auxiliam nas despesas da casa, ajudam os seus pais, custeiam seus estudos. O impacto social é muito superior aos recursos destinados”, analisa o secretário da Família do DF, Rodrigo Delmasso.
Cronograma:
I – 10 de outubro de 2025 – Publicação do Edital do Processo Seletivo Simplificado no Diário Oficial do Distrito Federal e no endereço eletrônico
https://www.familiaejuventude.df.gov.br;
II – 15 de outubro de 2025 – Abertura das inscrições;
III – 19 de novembro de 2025 – Encerramento das inscrições;
IV – 5 de dezembro de 2025 – Divulgação da lista dos candidatos classificados.