Feira da Uva, eventos esportivos e shows estão entre os destaques da programação cultural do fim de semana

Confira uma seleção de eventos que ocorrem com fomento do Governo do Distrito Federal ou em espaços públicos sob gestão do GDF

O segundo fim de semana de agosto será marcado pela diversidade de programações culturais que ocorrem com fomento do Governo do Distrito Federal (GDF) ou em espaços públicos sob gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). A agenda conta com atrações musicais, eventos esportivos e exposições.

Entre os destaques está a Feira da Uva e do Vinho, no Parque de Exposições de Planaltina, evento que conta com R$ 3,9 milhões de recursos do GDF. Em sua quinta edição, o festejo segue com programação gratuita que inclui shows e cerca de 400 expositores. Neste fim de semana, os destaques são o pagodeiro Dilsinho, que se apresenta nesta sexta-feira (8); e os cantores Léo Santana e Leonardo, que sobem ao palco no sábado (9) e domingo (10), respectivamente.

A Feira da Uva e do Vinho, no Parque de Exposições de Planaltina, chega à quinta edição e recebeu R$ 3,9 milhões de recursos do GDF | Foto: Divulgação

A programação musical do fim de semana inclui, ainda, a edição comemorativa do Cerrado Jazz Festival, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (LIC-DF), ambas da Secec. Na Caixa Cultural Brasília, o projeto conta com apresentações desta sexta-feira até domingo, a partir das 19h30. Choro Popular Orquestra, Dom Salvador, Chico César e Fabiana Cozza sobem ao palco no primeiro dia. No sábado é a vez de Tucanuçu, João Bosco, Vanessa Moreno e Michel Pipoquinha e Black Rio. Já no domingo, as atrações são Egberto Gismonti, Daniel Murray e Rosa Passos.

Capital do esporte

Eventos esportivos também marcam a programação. Desta sexta a domingo, 10 de agosto, ocorre a grande final do Cerrado Cup, no shopping Pier 21. Com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), o evento reúne 12 modalidades esportivas de e-sports. Além das competições, o público poderá aproveitar a arena de experiências imersivas com simuladores, fliperamas, Just Dance e o Museu Videogame Retrô. Com entrada franca, a programação tem início às 10h.

Pela primeira vez, o Bop Games será disputado em Brasília | Foto: Divulgação/SEL-DF

Outra atração esportiva local é o Bop Games. Pela primeira vez em Brasília, o evento invade a Arena BRB – Estádio Nacional Mané Garrincha no sábado e no domingo. Serão mais de 40 modalidades esportivas, entre yoga, funcional, jiu-jítsu e muay thai, além de shows e atrações gastronômicas. Com apoio da SEL, a entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site.

Atrações multiculturais

De sexta até domingo, a partir das 18h, o projeto Cinema Inflável chega ao Paranoá. No estacionamento da administração regional, a programação inclui os filmes O Auto da Compadecida, na sexta; Moana 2, no sábado; e King Richard: Criando Campeãs, no domingo. A entrada é franca e de acordo com a classificação indicativa dos filmes.

A exposição Sob os Pés do Mundo proporciona uma experiência sensorial, a partir de obras táteis | Foto: Divulgação

No Museu Nacional da República, a atração é a exposição Sob os Pés do Mundo. Resultado do projeto artístico-sociocultural Arte no Espaço Público x Arte como Espaço Público: Arte e Inclusão Social, o evento propõe uma experiência sensorial com 17 obras táteis criadas a partir das calçadas e espaços públicos do Distrito Federal. As peças são idealizadas pelo artista visual e sociólogo Flavio Marzadro. A entrada é franca, e a visitação é de terça a domingo, das 9h às 17h.

Com fomento da Lei Paulo Gustavo e da Secec, o projeto itinerante Gira das Desempregadas Convida chega à Feira do Guará no domingo, com apresentações de brincantes. Na ocasião, serão apresentadas encenações dos grupos As Caixeiras, às 11h, e Pedaços de Maria, às 12h.

O Grupo As Caixeiras se apresenta domingo, na Feira do Guará | Foto: Divulgação

O projeto Lazer para Todos segue em funcionamento aos domingos e feriados, garantindo a entrada franca no Jardim Botânico e no Zoológico de Brasília. Os espaços funcionam das 9h às 17h e das 8h30 às 17h, respectivamente. Para incentivar ainda mais a visitação, o GDF conta com o programa Vai de Graça, que permite transporte público gratuito aos domingos e feriados.

Linhas que atendem o Jardim Botânico de Brasília aos domingos
→ 0.147: São Sebastião (Residencial do Bosque)/L2 Sul/Rodoviária do Plano Piloto
→ 0.181: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Paranoá/Itapoã/Lago Sul (QI 23)
→ 0.186: São Sebastião/Lago Sul (Ponte das Garças)/Rodoviária do Plano Piloto
→ 181.2: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Lago Sul (Gilberto Salomão)
→ 183.2: São Sebastião (Vila do Boa)/Condomínios (Esaf-Big Box)
→ 183.6: São Sebastião (Residencial do Bosque)/Morro da Cruz/São Francisco/Mangueiral
→ 183.7: São Sebastião (Capão Comprido — João Cândido — Itaipu — Condomínio Estrada do Sol)
→ 197.3: São Sebastião (Bairro São Francisco Qd. 09 — QI 23)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)

Linhas que atendem o Zoológico de Brasília aos domingos
→ 0.089: Ceilândia (M2 Norte e Sul)/Taguatinga (Avenida Comercial Norte/Avenida Centro)/Guará/Faculdade Euroamericana/Samdu Norte
→ 0.160: Núcleo Bandeirante (Zoológico)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
→ 0.172: Riacho Fundo (EPNB)/Rodoviária do Plano Piloto (Zoológico – Eixo)
→ 0.373: Samambaia Norte (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB-Eixo)
→ 0.809: Recanto das Emas/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
→ 0.821: Samambaia Sul (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
→ 0.825: Samambaia Sul (2ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
→ 154.2: Guará e Guará II/Rodoviária do Plano Piloto
→ 336.1: Setor P Sul/Rodoviária do Plano Piloto
→ 373.2: Samambaia Norte (1ª Avenida)/Rodoviária do Plano Piloto (EPNB)
→ 813.2: Recanto das Emas (EPNB – Epia)/W3 Sul – Norte
→ 870.1: Riacho Fundo II (QS 18 — Caub II)/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo)
→ 870.7: Recanto das Emas (Qd. 800)/Rodoviária do Plano Piloto – (Eixo).