Esperança em Bortoleto. Relembre destaque na F3 e F2

Brasileiro vem melhorando a cada corrida na F1, mas seu brilho no automobilismo vem de longe

Único representante do Brasil na Fórmula 1 atualmente, Gabriel Bortoleto tem chamado a atenção com seu desempenho na Sauber, mas será que isso é o suficiente para empolgar os fãs que esperam ver novamente um brasileiro brigando por vitórias e títulos na categoria? O passado recente do piloto responde.

A estreia do brasileiro em carros de fórmula veio em 2020, na Fórmula 4, com a equipe italiana Prema. Com uma vitória e quatro pódios conquistados, Bortoleto ficou em quinto lugar no campeonato de pilotos. Passando para a  Formula Regional Europeia (FRECA), onde esteve por dois anos, o paulista competiu primeiro pela FA Racing, equipe de Fernando Alonso, onde ficou em 15º lugar. No segundo ano, foi para a campeã do ano anterior, R-Ace GP, e terminou na 6ª colocação, somando duas vitórias. 

O destaque em outras categorias rendeu à Gabriel Bortoleto uma vaga na Trident para a temporada de 2023 da F3, onde logo no circuito de início, venceu sob orgulhosos olhares de Fernando Alonso. Vencendo na Austrália já na etapa seguinte e conquistando um pódio na Áustria, Bortoleto passou a liderar o campeonato com boa vantagem.

No fim, as ausências de Paul Aron e Martí, na pole position da última etapa, em Monza na Itália, fizeram com que Gabriel se tornasse o primeiro brasileiro a conquistar um título da F3.

Em 2024, o paulista repetiu a dose e sagrou-se campeão da F2. Correndo pela  Invicta Virtuosi Racing, Bortoleto venceu duas corridas e conquistou 8 pódios naquela temporada, e conquistou o título somando 214,5 pontos, desbancando o então rival Isack Hadjar.

O brasileiro teve como grande destaque na última temporada a vitória em Monza, quando largou em último, ultrapassou 21 carros com uma estratégia de pit stop bem-sucedida e assegurou o triunfo.

undefined
Reprodução/TwitterGabriel Bortoleto conquistou o título da F2 na última temporada

Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, é um dos novatos que mais chamam a atenção dentre a nova geração de pilotos.

O paulista não só tem longa trajetória no automobilismo, mas já demonstrou muita sede de vencer e facilidade na adaptação em diferentes categorias. 

É verdade que na F1 Bortoleto encontrou um cenário diferente de suas primeiras e campeãs temporadas na F3 e na F2, porém, o brasileiro se mostra cada vez mais à vontade e já virou presença constante no Q3 e na zona de pontuação.

Na próxima temporada, Gabriel correrá pela estreante Audi, e pode aprontar para cima de gigantes consagrados dependendo de como virá o primeiro carro da nova equipe.