José Mauro Ferreira Coelho teve o nome aprovado nesta quinta-feira por conselheiros da empresa
O executivo José Mauro Ferreira Coelho foi eleito nesta quinta-feira (14) como o novo presidente do Petrobras. O nome dele foi aprovado pelos conselheiros da companhia e a posse ocorrerá ainda nesta quinta, às 15h, com transmissão ao vivo por meio do site da empresa.
Na quarta-feira (13), Ferreira Coelho já havia sido aprovado pela assembleia-geral de acionistas da Petrobras para integrar o Conselho da Administração da petrolífera. A etapa era um pré-requisito para que ele chegasse ao comando da Petrobras.
Além de Coelho, foram aprovados os nomes de Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, Luiz Henrique Caroli, Ruy Flaks Schneider, Murilo Marroquim e Márcio Weber, este último também eleito para presidente do conselho da empresa. Já os sócios minoritários elegeram José João Abdalla Filho, Francisco Petros, Marcelo Mesquita, Marcelo Gasparino.
A indicação de Coelho foi feita pelo governo federal. Na última segunda-feira (11), o Comitê de Pessoas da Petrobras – órgão que faz o assessoramento do Conselho de Administração da companhia – aprovou a indicação de Coelho. Na decisão, o colegiado considerou que Coelho cumpria os requisitos mínimos para ocupar o cargo.
Presidente do Conselho de Administração da PPSA (Pré-Sal Petróleo S.A), estatal criada em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff, para atuar na área do pré-sal, o novo presidente da Petrobras é graduado em química industrial, tem mestrado em ciências de materiais e doutorado em planejamento energético.