Eleições 2026: Pesquisa aponta Ibaneis Rocha no Senado e Celina Leão Governadora do DF

Ibaneis Rocha e Celina Leão - Foto Reprodução
Ibaneis Rocha e Celina Leão - Foto Reprodução

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Real Time Big Data revelou um cenário amplamente favorável ao atual grupo político comandado pelo governador Ibaneis Rocha.

Os números mostram Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro lideram corrida ao Senado pelo DF como favoritos para o Senado e Celina Leão na liderança isolada para o Governo do DF nas eleições de 2026.

Celina Leão lidera disputa ao Palácio do Buriti

No cenário estimulado para o Governo do Distrito Federal, a vice-governadora Celina Leão aparece com 40% das intenções de voto no cenário inicial. Em um segundo cenário, mais enxuto, o índice sobe para 50%, colocando-a numericamente em posição de vitória ainda no primeiro turno.

Além da vantagem expressiva, o levantamento destaca seu baixo índice de rejeição: apenas 27% dos entrevistados afirmam que não votariam nela — percentual considerado reduzido diante dos adversários avaliados.

Ibaneis e Michelle lideram corrida ao Senado

A pesquisa também avaliou o cenário para o Senado, no qual o atual governador Ibaneis Rocha aparece como um dos principais favoritos. Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro lideram corrida ao Senado pelo DF. Desde que reassumiu o comando do DF, Ibaneis consolidou sua imagem como gestor focado em obras, reorganização administrativa e estabilidade política, fatores que se refletem diretamente na avaliação positiva do governo.

Gestão atinge 63% de aprovação

O levantamento mostra que 63% dos entrevistados aprovam o governo Ibaneis. Dentro desse percentual, 34% classificam a administração como ótima ou boa, enquanto apenas 24% a consideram ruim ou péssima.

A percepção do DF em comparação a outros estados também é favorável: 55% dos moradores acreditam que o Distrito Federal vive situação melhor do que a média nacional.

Maioria quer continuidade do modelo atual

O sentimento de continuidade apareceu com força no levantamento. Segundo a pesquisa, 62% da população deseja que o próximo governo mantenha integral ou parcialmente o atual modelo de gestão, realizando apenas ajustes e melhorias, um indicativo da disposição do eleitorado em apoiar candidaturas que representem o atual projeto político.

A pesquisa ouviu 1.200 eleitores em todas as regiões administrativas do Distrito Federal entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2025. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. A amostra contemplou diferentes faixas etárias, sexos, graus de escolaridade e níveis de renda, reproduzindo o perfil médio do eleitor do DF.