Dirigente da ONU reclama dos preços da COP30: “Insanidade”

COP30 Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
COP30 Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Juan Carlos Monterrey Gómez se manifestou por meio de uma rede social

Um dirigente da Organização das Nações Unidas (ONU) reclamou dos preços exorbitantes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro. Juan Carlos Monterrey Gómez, representante das negociações climáticas do Ministério do Meio Ambiente do Panamá e vice-presidente de Implementação da UNFCCC, disse que é “inaceitável fingir que está tudo bem enquanto as delegações enfrentam condições impossíveis”.

Ainda segundo Gómez, os problemas de hospedagem são uma “insanidade e um insulto”. Ele se manifestou por meio da plataforma digital LinkedIn e apontou que diversas delegações “estão sendo forçadas a pagar valores exorbitantes”. Para ele, a impressão é que os representantes dos países estão “sendo feitos de tolos” após não serem supostamente atendidos pela presidência brasileira em relação às preocupações com a logística e a hospedagem.

Nesta sexta-feira (22), uma reunião entre o governo brasileiro e autoridades da Convenção da ONU terminou com o anúncio de que somente 47 dos 196 países garantiram acomodação em Belém. Uma fonte disse ao jornal O Globo, de onde são as informações, que a reunião foi tensa.

Siga-nos nas nossas redes!