DF recebe cinco unidades odontológicas móveis para atendimento em áreas rurais

(Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF)
(Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF)

Consultórios itinerantes vão ampliar acesso a serviços de saúde bucal em comunidades afastadas

O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu cinco novas unidades odontológicas móveis (UOMs) para atender moradores de zonas rurais e localidades de difícil acesso.

Os veículos, cedidos pelo Governo (M.S.), funcionam como consultórios completos e serão operados por equipes da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

Cada unidade é equipada com cadeira odontológica, aparelho de profilaxia, iluminação adequada, sistema de esterilização e insumos necessários para garantir serviços que vão desde ações de prevenção e promoção da saúde até atendimentos de urgência e tratamentos restauradores.

VEJA TAMBÉM: Incêndio em casa de recuperação deixa cinco mortos e 11 feridos no Paranoá

Segundo o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, a iniciativa representa um avanço importante para reduzir desigualdades no acesso à saúde bucal.

“Os novos veículos vão ampliar a nossa capacidade de chegar a quem mais precisa. É um importante reforço para melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona rural”, afirmou.

VEJA TAMBÉM: Quadra de esporte do Paranoá Parque recebe iluminação após solicitação da comunidade

A gerente de Serviços de Odontologia da SES-DF, Daniela Marques, ressaltou que os veículos levarão atendimento mais próximo e contínuo às comunidades.

“Com a chegada das cinco UOMs, a população rural das regiões contempladas passará a contar com atendimento odontológico mais regular e resolutivo, facilitando a prevenção e o tratamento de doenças bucais”, destacou.

VEJA TAMBÉM: CLDF promove Audiência Pública para Demandas das Quadras no Paranoá Parque! Dia 02/09

As unidades ainda passam por emplacamento e contratação de seguro para, em seguida, serem incorporadas à rede pública.

A ação está alinhada à Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, que tem como objetivo ampliar o acesso universal à assistência odontológica em todo o país.