DF: Nova linha do Metrô-DF e avança na expansão em Samambaia

(Fotos: Renato Alves/Agência Brasília)
(Fotos: Renato Alves/Agência Brasília)

Governador Ibaneis Rocha assina ordem de serviço para Linha 2, que ligará regiões do Sul ao centro de Brasília

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta sexta-feira (19), a ordem de serviço para a realização de estudos que vão viabilizar a construção da Linha 2 do Metrô-DF. A nova linha conectará cidades da região Sul — Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro — à área central de Brasília, incluindo a Rodoviária do Plano Piloto e a Esplanada dos Ministérios.

O documento autoriza a contratação de serviços especializados para a elaboração dos estudos preliminares, que irão avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto. O traçado previsto terá aproximadamente 50 km de extensão.

Durante a solenidade, Ibaneis destacou que a obra será fundamental para o futuro da mobilidade do DF. “Os moradores de Santa Maria e Gama enfrentam uma grande carência de transporte. Com a nova linha, vamos beneficiar também quem vem de municípios do Entorno. É um projeto a longo prazo, que exige planejamento e busca de recursos para sua execução”, afirmou o governador.

A vice-governadora Celina Leão reforçou o impacto da iniciativa. “Com esta ordem de serviço, garantimos a continuidade da expansão do metrô, atendendo oito regiões do DF e oferecendo um transporte público mais eficiente”, disse.

A viabilidade para a criação da Linha 2 será alvo de estudo num futuro breve

De acordo com o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, esta é a etapa inicial do processo. “Após a conclusão dos estudos e a confirmação da viabilidade, passaremos para a contratação da modelagem econômica e do anteprojeto de engenharia, definindo custos e formas de financiamento para a execução”, explicou.

Expansão da Linha 1 em Samambaia

Ainda nesta sexta-feira, Ibaneis Rocha visitou as obras de expansão da Linha 1 do metrô, no ramal de Samambaia. O projeto, executado pelo consórcio CG-JFJ, prevê 3,6 km adicionais de trilhos, ligando a Estação Terminal Samambaia ao subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul.

As obras incluem duas novas estações — a 35, próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e a 36, perto do Centro Olímpico — com área de 7 mil m² cada. Quando concluídas, deverão atender cerca de 15 mil usuários diariamente.

O governador ressaltou a importância do projeto para a região. “As obras de metrô são estratégicas em qualquer parte do mundo. Elas geram desenvolvimento, atraem comércio e empresas, além de melhorar a mobilidade. Nossa intenção é, após a análise do Tribunal de Contas, lançar a licitação para expandir também a linha de Ceilândia”, afirmou.

As construções contam atualmente com cerca de 350 trabalhadores diretos e devem gerar 1.800 empregos ao longo das etapas. O investimento é de R$ 348,9 milhões, com recursos do GDF e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O prazo para conclusão varia de dois anos e meio a quatro anos.

Estrutura moderna e acessibilidade

Segundo Handerson Cabral, as novas estações estão sendo projetadas com arquitetura moderna, recursos de acessibilidade e aproveitamento sustentável da água. Além das estações, o projeto prevê a construção de três viadutos com passagem para pedestres e quatro passarelas aéreas em áreas de grande movimento.

Celina Leão destacou que a localização das estações foi pensada para atender diretamente a população. “Estamos entregando uma resposta concreta à demanda por mobilidade. As novas estações foram planejadas para facilitar o dia a dia dos moradores”, disse a vice-governadora.

Histórico e atual operação do Metrô-DF

A ordem de serviço para a expansão em Samambaia foi assinada em fevereiro deste ano. Nos últimos anos, o GDF entregou três novas estações: 106 Sul, 110 Sul e Estrada Parque (EPQ).

Atualmente, o Metrô-DF opera em um traçado de 42,3 km, conectando Brasília a Ceilândia e Samambaia. Em dias úteis, transporta entre 160 mil e 180 mil passageiros. O sistema tem formato em “Y”: 19,1 km até Águas Claras, 14,3 km até Ceilândia Norte e 8,8 km até Samambaia.