Serviço irregular é considerado infração gravíssima e pode causar multa de R$ 1.467,35; três motoristas já foram autuados este ano
Serviço é direcionado a crianças e adolescentes
Pais e responsáveis por alunos podem consultar a lista com as 1.332 empresas autorizadas a fazer o serviço de transporte escolar de crianças e adolescentes no Distrito Federal.
Os nomes (acesse a relação completa mais abaixo) foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Detran-DF (Departamento de Trânsito do DF).
O Detran esclarece que o serviço irregular é considerado infração gravíssima e pode causar multa de R$ 1.467,35, sete pontos na carteira e remoção do veículo ao depósito.
Na contratação, os responsáveis devem checar alguns aspectos no veículo, como:
— condições gerais do veículo;
— equipamentos obrigatórios;
— limpeza;
— estado dos pneus, bancos;
— número e o funcionamento correto dos cintos; e
— funcionamento e aferição do tacógrafo.
Além disso, é importante observar se o condutor é habilitado na categoria D e está com o documento dentro do período de validade.
ACESSE A LISTA DE EMPRESAS CADASTRADAS AQUI
Neste ano, os órgãos de fiscalização do DF já autuaram três motoristas por essa infração, enquanto que, em 2023, o número ficou em 36 flagrantes. No dia 29 de janeiro, o Detran-DF iniciou a Campanha Volta às Aulas deste ano, para orientar pais e alunos das escolas públicas e particulares sobre educação de trânsito e garantir a segurança e fluidez do tráfego na volta do período escolar.
Pontos de atenção
O órgão de trânsito também lista outros pontos de atenção:
— Crianças menores de 10 (dez) anos devem ser transportadas nos bancos traseiros;
— Veículos com capacidade acima de 20 lugares que transportarem crianças com idade até 5 anos ficam obrigados a circularem com a presença de acompanhante responsável pela segurança dos mesmos; e
— No caso de denúncia de qualquer natureza que envolva transporte escolar, informar a placa do veículo, detalhar o fato com data, hora e local e, para solicitar informações, entrar em contato no telefone 162 ou no site www.ouvidoria.df.gov.br.