Com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro e organizado nas áreas urbanas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) intensificou, ao longo de 2025, as ações de engenharia viária. Levantamento da Diretoria de Engenharia de Trânsito aponta a realização de cerca de 2,1 mil manutenções em semáforos, a instalação de 2,3 mil placas de sinalização, a revitalização de 4,5 mil faixas de pedestres, além da sinalização de 44,5 mil vagas de estacionamento, 21,3 mil ondulações transversais e mais de 623 mil metros quadrados de sinalizações diversas.
De acordo com o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, o crescimento da frota de veículos e o aumento populacional do Distrito Federal exigem respostas constantes do órgão. “Nossa equipe de engenharia trabalha de forma contínua para organizar o tráfego e garantir deslocamentos mais seguros, seja para pedestres, ciclistas, usuários de equipamentos autopropelidos ou condutores de veículos. Temos aperfeiçoado a sinalização e os protocolos operacionais para reduzir impactos do volume de tráfego e melhorar a fluidez, a acessibilidade e a segurança viária”, afirmou.
Durante o ano, foram sinalizadas 44.558 vagas de estacionamento, incluindo 398 destinadas a idosos, 533 para pessoas com deficiência e 294 para motocicletas. As equipes também implantaram ou reformaram 21.350 quebra-molas, sendo 17.829 novas instalações e 3.521 revitalizações. No mesmo período, 4.523 faixas de pedestres passaram por pintura ou adequação, das quais 731 contam com semáforos.

Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito do Detran-DF, Eduardo Dutra, a proteção dos usuários mais vulneráveis é prioridade. “O cuidado com faixas de pedestres, linhas de divisão de fluxo e legendas horizontais em pontos estratégicos demonstra nossa atenção especial aos pedestres, especialmente em locais de grande circulação”, destacou.
Dutra ressaltou ainda que as intervenções também buscam melhorar a circulação de veículos. “A organização do tráfego contribui para mais segurança e fluidez. Aplicamos tachões e pintura termoplástica em vias como a W3 Sul e Norte e o Eixo Monumental, além de revitalizar toda a sinalização horizontal da L1 e L2 Sul e Norte, garantindo maior clareza na divisão dos fluxos”, explicou.
Ao todo, foram pintados 622.994 metros quadrados de sinalização horizontal, incluindo faixas de aproximação, retenção, eixos de via, linhas de bordo e demarcações gerais. Também foram instalados 44.238 tachas e tachões nas vias urbanas do DF.
A sinalização vertical também recebeu reforço, com a implantação de 2.323 novas placas. Deste total, 293 substituíram estruturas antigas e 2.232 novos postes de sustentação foram instalados.
Na área de equipamentos, as equipes realizaram 2.151 manutenções em cruzamentos semafóricos, abrangendo ações preventivas e corretivas, como repinturas, manutenção de tótens, botoeiras sonoras e ajustes gerais nos sistemas. Além disso, 116 novos cruzamentos semaforizados foram implantados, com a instalação de sete novos controladores de avanço de sinal.
O trabalho incluiu ainda 2.811 manutenções em equipamentos de controle de tráfego e velocidade, entre barreiras eletrônicas, controladores do tipo pardal e dispositivos de avanço semafórico, reforçando a fiscalização eletrônica e a segurança nas vias do Distrito Federal.






