A população do Varjão e regiões próximas passou a contar com um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) totalmente reformado. Nesta terça-feira (1º), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) entregou simbolicamente as novas instalações do Cras Varjão, que passou por uma série de melhorias estruturais visando qualificar o serviço prestado a aproximadamente 6 mil famílias cadastradas na unidade.
As obras, iniciadas em dezembro de 2024, incluíram pintura, reorganização de espaços internos, modernização dos banheiros, reforço na cobertura, melhorias no forro e adequações para garantir acessibilidade. O sistema elétrico também foi atualizado. Durante o período das obras, o atendimento foi mantido com apoio da Administração Regional do Varjão, onde a equipe ficou temporariamente instalada.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, a entrega da nova estrutura representa um ganho para a população e para os trabalhadores. “Um ambiente mais adequado torna o atendimento mais eficiente e acolhedor, refletindo diretamente na qualidade dos serviços ofertados”, destacou.
Com recepção, salas administrativas e de atendimento, banheiros, auditório, copa, cozinha e área externa, a unidade agora dispõe também de novos móveis e computadores. A equipe de atendimento é formada por oito mulheres, entre assistentes sociais, psicólogas e técnicas, que atuam junto à população do Varjão, da Granja do Torto e do Lago Norte. De janeiro até agora, mais de 3.700 atendimentos individualizados foram realizados.
A gerente da unidade, Karoline Souza, ressaltou que o Cras Varjão também tem papel relevante no acolhimento de migrantes, especialmente oriundos da Venezuela, Senegal e Haiti. “Temos uma articulação com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) para encaminhamento de casos que envolvem emissão de documentos e inserção em programas sociais e no mercado de trabalho”, explicou. Ela também destacou a articulação com outros serviços públicos da região, como UBSs e o Restaurante Comunitário.
Atualmente, o Distrito Federal conta com 32 unidades do Cras e uma unidade móvel. Esses centros são a principal porta de entrada para quem precisa de assistência social, oferecendo serviços como atualização do Cadastro Único, encaminhamentos para benefícios sociais e acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade. O atendimento deve ser previamente agendado pelo telefone 156 ou no site oficial da Sedes-DF.
Unidade passou por reformas e está mais acessível, confortável e equipada
Brasília, 2 de julho de 2025 – A população do Varjão e regiões próximas passou a contar com um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) totalmente reformado. Nesta terça-feira (1º), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) entregou simbolicamente as novas instalações do Cras Varjão, que passou por uma série de melhorias estruturais visando qualificar o serviço prestado a aproximadamente 6 mil famílias cadastradas na unidade.
As obras, iniciadas em dezembro de 2024, incluíram pintura, reorganização de espaços internos, modernização dos banheiros, reforço na cobertura, melhorias no forro e adequações para garantir acessibilidade. O sistema elétrico também foi atualizado. Durante o período das obras, o atendimento foi mantido com apoio da Administração Regional do Varjão, onde a equipe ficou temporariamente instalada.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, a entrega da nova estrutura representa um ganho para a população e para os trabalhadores. “Um ambiente mais adequado torna o atendimento mais eficiente e acolhedor, refletindo diretamente na qualidade dos serviços ofertados”, destacou.
Com recepção, salas administrativas e de atendimento, banheiros, auditório, copa, cozinha e área externa, a unidade agora dispõe também de novos móveis e computadores. A equipe de atendimento é formada por oito mulheres, entre assistentes sociais, psicólogas e técnicas, que atuam junto à população do Varjão, da Granja do Torto e do Lago Norte. De janeiro até agora, mais de 3.700 atendimentos individualizados foram realizados.
A gerente da unidade, Karoline Souza, ressaltou que o Cras Varjão também tem papel relevante no acolhimento de migrantes, especialmente oriundos da Venezuela, Senegal e Haiti. “Temos uma articulação com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) para encaminhamento de casos que envolvem emissão de documentos e inserção em programas sociais e no mercado de trabalho”, explicou. Ela também destacou a articulação com outros serviços públicos da região, como UBSs e o Restaurante Comunitário.
Atualmente, o Distrito Federal conta com 32 unidades do Cras e uma unidade móvel. Esses centros são a principal porta de entrada para quem precisa de assistência social, oferecendo serviços como atualização do Cadastro Único, encaminhamentos para benefícios sociais e acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade. O atendimento deve ser previamente agendado pelo telefone 156 ou no site oficial da Sedes-DF.