CPMI do INSS vai ouvir o “Careca do INSS” nesta quinta

Carlos Viana Foto: Carlos Moura/Agência Senado
Carlos Viana Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Além do depoimento, a CPMI deve analisar 30 requerimentos

A CPMI do INSS vai ouvir nesta quinta-feira (25) o depoimento de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Preso pela Polícia Federal em 12 de setembro, ele é apontado como um dos principais operadores do esquema de desvios em benefícios de aposentados e pensionistas.

O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), disse que a oitiva é uma das mais importantes da investigação. Segundo ele, o depoente já havia confirmado presença em outra ocasião, mas não compareceu. Desta vez, há compromisso do advogado e autorização do ministro André Mendonça, do STF, para que a sessão ocorra.

– Vamos ouvir com toda tranquilidade aquele que é considerado o principal organizador de todo esse esquema criminoso – afirmou Viana.

Além do depoimento, a CPMI deve analisar 30 requerimentos, entre eles a convocação de Rodrigo Moraes, apontado como sócio da empresa Arpar, suspeita de lavar parte do dinheiro desviado.

Os parlamentares também devem votar pedidos de convocação de presidentes de confederações ligados ao caso, solicitações de informações a entidades e até dois requerimentos que pedem a prisão preventiva do advogado Nelson Wilians Fratoni Rodrigues. Há ainda pedido para acesso a relatórios do Coaf sobre ele, referentes ao período entre 2019 e 2024.