Com investimento de R$ 4,9 milhões, GDF reinaugura 10ª DP do Lago Sul reformada

A 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul, foi reinaugurada nesta segunda-feira (25) após passar por ampla reforma e modernização. O espaço, que atende também Jardim Botânico, Aeroporto de Brasília e Altiplano Leste, recebeu investimento de R$ 4,9 milhões, ampliou sua área de 581 m² para 933 m² – aumento superior a 60% – e agora volta a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana.

(Foto: Renato Alves/Agência Brasília.)

A cerimônia contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, que destacou o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a segurança pública. “Ainda antes de assumir o governo trabalhamos para devolver o funcionamento integral às delegacias. Hoje seguimos equipando, nomeando profissionais e oferecendo melhores condições de trabalho para nossas forças de segurança”, afirmou.

A vice-governadora Celina Leão também participou da reinauguração e ressaltou a valorização dos policiais: “Modernizar a infraestrutura significa dar mais conforto e tecnologia à população e também melhores condições de trabalho aos servidores”. Ela destacou a criação de uma sala especial para atendimento de crianças e vítimas de violência doméstica como avanço importante neste Agosto Lilás.

Seção para atendimento à mulher é uma das novidades

Entre as melhorias realizadas estão a troca das redes elétrica e hidráulica, pisos e revestimentos novos, fachada revitalizada e acessibilidade com rampas e banheiros adaptados. A unidade agora dispõe de cinco salas de oitivas audiovisuais, espaço de videoconferência, sala de reconhecimento com vidro especial e áreas específicas para advogados, policiais militares e custodiados. Todo o prédio é climatizado e equipado com sistema de segurança, alarmes e detectores de fumaça.

De acordo com o delegado-chefe da 10ª DP, Laércio Rosseto, a modernização permite um atendimento mais ágil e humanizado. “Criamos espaços para que vítimas não sejam revitimizadas e possam ser acolhidas de maneira adequada”, destacou.

A entrega integra o programa de reestruturação da Polícia Civil do DF. Desde 2019, o GDF já reformou e inaugurou unidades como a 17ª DP em Ceilândia, a 9ª DP no Lago Norte, a 35ª DP em Sobradinho II e a nova sede da Deam II em Ceilândia, além do Instituto de Medicina Legal e do Instituto de Pesquisa de DNA Forense. No período, 1.374 novos profissionais foram nomeados para a corporação.