Presidentes do STF e do Congresso têm outros compromissos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não estará acompanhado dos chefes dos demais Poderes da República no desfile cívico-militar que ocorre em Brasília neste 7 de Setembro. Segundo informações do portal Metrópoles, os presidentes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) têm outros planos para o feriado deste domingo (7).
Líder da Suprema Corte, Luís Roberto Barroso passará o domingo na França, onde cumprirá uma agenda representando o STF. Interlocutores do veículo de imprensa afirmam que nem o vice-presidente do STF, Edson Fachin, nem os demais ministros confirmaram presença no desfile.
Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) acompanhará o desfile da Independência em seu estado, Macapá.
O chefe da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), por sua vez, não chegou a informar oficialmente onde estará, mas fontes apontam que ele permanecerá na Paraíba durante todo o feriado.
Lula adotará como tema deste ano o mote “Brasil, soberano”, em meio aos embates diplomáticos com os Estados Unidos. O desfile abordará os seguintes eixos: Brasil dos Brasileiros, 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Brasil do Futuro.