Chefe do Executivo ouve demandas de saúde e transporte de prefeitos do Entorno em Brasília
O chefe do Executivo Ibaneis Rocha (MDB) dedicou o dia desta quinta-feira, 17, para receber os prefeitos dos municípios de Goiás e Minas Gerais, em almoço na Residência Oficial de Águas Claras (Roac) – no cardápio temas de mobilidade, infraestrutura e saúde.
O emedebista ouviu atentamente os políticos para discutir e fortalecer o relacionamento com municípios vizinhos.
Em seu discurso Ibaneis enfatizou a importância da união entre os municípios. “Essa é uma reunião de integração entre os municípios e o DF. Temos problemas comuns, e no caso de algumas cidades mais próximas, eles se misturam. Precisamos nos ajudar ao máximo, o espírito é esse. Por isso trouxe meus secretários neste almoço para ampliar nosso contato. O momento é de discussão entre as bases para termos esse caminho de integração”, frisou Ibaneis.8 de 9
Em clima de harmonia, os prefeitos mineiros pediram ajuda no atendimento à saúde – das cidades de Arinos, Buritis, Unaí e Cabeceira Grande, pois estão próximas do DF, em contrapartida o governo de Brasília recebe repasses do governo federal.
Quanto aos prefeitos goianos, trataram do sistema de transporte do Entorno, assumido pelo DF em julho de 2021. Eles relataram alterações de rota, aumento de frota e novos itinerários com secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.
O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró falou da parceria entre Goiás e o DF. “Somos uma região unida e temos problemas que precisam ser discutidos juntos. Brasília não vive sem o Entorno e o Entorno não vive sem Brasília. Temos questões diárias de transporte, saúde e segurança e o governador sempre foi sensível em nos atender. Com certeza, vamos formalizar projetos duradouros”, disse Pábio.
De prontidão o governador já marcou para os próximos meses um novo encontro com os 20 prefeitos.
Participaram do almoço, o vice-governador Paco Britto, os secretários de Governo, José Humberto Pires, de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, e de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, o assessor especial do chefe do Executivo Local Marcelo Piauí. Além do presidente do Inas-DF, Ney Ferraz. O deputado Rafael Prudente, e a deputada federal Celina Leão.
Fotos: Renato Alves/Agência Brasília