Celina dispara na corrida ao GDF; Michelle e Ibaneis favoritos ao Senado

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) confirma favoritismo da vice-governadora e empate técnico entre Michelle e Ibaneis para as duas vagas ao Senado em 2026

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), lidera as intenções de voto para o governo do DF nas eleições de 2026, conforme pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada nesta quinta-feira (11).

Celina Leão (PP) lidera em todos os cenários estimulados, em que são apresentados os nomes dos candidatos.

No primeiro cenário, Celina aparece com 49% das intenções de voto, seguida por Leandro Grass (PT), que tem 14%.

O levantamento, encomendado pela RECORD, foi realizado com 1.200 entrevistados, entre os dias 9 e 10 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

No segundo cenário, a atual vice-governadora continua à frente, com 47% das intenções de voto. Leandro Grass e Izalci Lucas (PL) empatam tecnicamente na segunda posição, com 14% e 9%, respectivamente.

Paula Belmonte (Cidadania), com 7%, e Ricardo Capelli (PSB), com 5%, também aparecem em empate técnico com Izalci.

O terceiro cenário analisado mostra Celina com 48% das intenções de voto. Izalci, Paula Belmonte e Ricardo Capelli empatam tecnicamente na segunda posição com 10%, 7% e 6%, respectivamente.

No cenário apenas com Leandro Grass, a vice-governadora venceria com 54% das intenções de voto contra 19% do candidato do PT.

Senado

Para o Senado, a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL) e o governador Ibaneis Rocha (MDB) aparecem empatados tecnicamente na liderança, com 34% e 31% respectivamente.

Celina Leão consolida sua liderança, impulsionada pela lealdade ao governador Ibaneis Rocha (MDB). Pesa também ao seu favoritismo a visibilidade como vice-governadora e pela força da federação União Progressista (União Brasil-PP), que ela descreveu como “a maior força política do país”.

A desaprovação de Lula no DF, que atingiu 59,7% segundo Paraná Pesquisas, favorece candidaturas conservadoras como Celina e Michelle. Ibaneis, com alta aprovação, fortalece a chapa conservadora, defendendo uma dobradinha com Michelle para o Senado, onde ele atrai eleitores pela gestão e ela pelo voto ideológico.

A oposição, incluindo Izalci Lucas e Leandro Grass, enfrenta desafios devido à fragmentação, enquanto Leila do Vôlei e Erika Kokay, associadas à base de Lula, sofrem com críticas por suposta obstrução na CPMI do INSS, o que pode impactar suas campanhas em 2026. O cenário reflete a polarização no DF, com a centro-direita consolidada e a esquerda enfraquecida.

Com informações do R7 DF